Gastronomia inclusiva forma mais uma turma pelo Pronatec

23. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

gastronomia inclusiva aula apresentaçao 016Mais uma turma do curso de Atendente de Lanchonete encerrou as atividades na semana passada. O curso foi ofertado pelo Câmpus Florianópolis-Continente, em parceria com a Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb), por meio do Pronatec. Com foco em gastronomia inclusiva, a terceira edição do curso encerrou as atividades num almoço para ambientação das técnicas de atendimento em que os próprios formandos demonstraram o aprendizado. Parte deles atuou na recepção aos dirigentes das instituições parceiras e outros na produção da refeição e serviço de mesa.

A importância da parceria entre as instituições foi destacada pela presidente nacional da Apabb, Sandra Regina de Miranda. “O curso só existe devido a esse convênio, que espero seja prorrogado e se possível, ampliado”, disse. A entidade possui núcleos em 14 estados, mas a experiência do curso em gastronomia inclusiva é única na unidade catarinense e está sendo estimulada nas demais. Sandra ressaltou o apoio técnico e conceitual do IFSC, mas especialmente o envolvimento solidário de quem acredita na inclusão. Segundo ela, os estagiários dos cursos de Gastronomia e Nutrição que atuaram no apoio à turma serão profissionais que vão olhar o mundo de modo diferente, com mais paciência.

gastronomia inclusiva aula apresentaçao 020A assistente social Vanessa Grando, que atua na Apabb, também falou da parceria com o IFSC. “Isso permite a execução do projeto com professores capacitados para as especificidades dos alunos, que têm as mais variadas deficiências”. Para ela, todos possuem potencial para o trabalho e chances de serem incluídos em empresas da área de gastronomia e alimentação. Essa nova etapa constitui-se num desafio, como explicou a presidente da Apabb. “Temos que gestionar junto a clientes, empresários e até amigos para abrirem espaço a estes novos profissionais, permitindo que tenham autonomia”, afirmou em seu discurso.

A perspectiva de independência do filho é o que anima Geraldo Mendes, pai de Anselmo, de 33 anos, um dos formandos. Ele admitiu que não mede esforços para que o filho tenha conhecimento e se prepare para a autonomia. Geraldo contou que o filho prepara receitas em casa que aprendeu nas aulas e destacou a dedicação dos professores do Pronatec durante o curso.

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