Câmpus Palhoça Bilíngue troca experiências com universidade colombiana
30. abril 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, MatériasNa última terça-feira (27), o Câmpus Palhoça Bilíngue recebeu a visita dos professores Lionel Antonio Tovar Macchi e Mónica María Carvajal Osorio, ambos da Universidad del Valle, localizada em Santiago de Cali, Colômbia, com o intuito de promover a troca de experiências na educação de surdos entre Brasil e Colômbia.
A programação foi marcada por um bate papo com os alunos surdos do curso técnico integrado em Comunicação Visual e um grupo da especialização em Educação de Surdos, seguido de um encontro com os servidores do câmpus para socialização das práticas pedagógicas e das concepções filosóficas adotadas pelas duas instituições.
Ao que tudo indica a trajetória da educação de surdos nesses dois países é bastante parecida. “Na Colômbia e no Brasil os movimentos sociais surdos vem reivindicando uma Educação Bilíngue de qualidade, que reconheça as suas diferenças linguísticas e culturais no processo de ensino e aprendizagem. A vantagem é que no Brasil já temos cursos superiores na modalidade bilíngue (Libras – Português) e na Colômbia este processo ainda está em construção”, evidenciou o diretor-geral do câmpus, Vilmar Silva.
Para a Professora de Sociologia, Danielli Vieira, a experiência foi bastante proveitosa, principalmente para os alunos. “Talvez os visitantes esperassem saber mais a respeito de como atuamos aqui no IFSC Palhoça Bilíngue, mas os alunos acharam tão interessante vê-los falando na Língua Colombiana de Sinais, que os convidados passaram a maior parte do tempo respondendo às curiosidades dos estudantes em relação à cultura surda na Colômbia”, salientou a professora.