Consup aprova regulamento para escolha das comissões eleitorais

30. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Conselho Superior (Consup) aprovou nesta quarta-feira (29) o regulamento para o processo de escolha dos representantes das comissões eleitorais dos câmpus e da comissão eleitoral central, que vão trabalhar nas eleições para reitor e diretores-gerais do IFSC.

Serão formadas comissões eleitorais locais na Reitoria e em todos os câmpus. Em cada comissão eleitoral local haverá três representantes docentes, três representantes dos servidores técnico-administrativos e três representantes do corpo discente, com três suplentes para cada tipo de representação. No total, cada comissão eleitoral local terá 18 membros.

Os interessados em participar das comissões deverão se candidatar entre os dias 6 e 20 de maio. A votação será realizada em processo eletrônico, no dia 26 de maio. Após o período de reconsideração, o resultado final com a composição de todas as comissões locais será divulgado em 29 de maio (veja cronograma abaixo). No prazo de 20 dias após a publicação do regulamento, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) deverão publicar as listas nominais com todos os alunos e servidores (docentes e TAEs) aptos a participar do processo de escolha.

Entre os representantes eleitos para as comissões eleitorais locais será escolhida a comissão eleitoral central, que vai elaborar o regulamento para as eleições de reitor e de diretores-gerais. A minuta desse regulamento será apreciada pelo Consup em reunião extraordinária prevista para 6 de julho.

O processo de escolha dos membros das comissões eleitorais locais será orientado e coordenado pelo comitê especial do Consup, composto pelos conselheiros Dulce Cleia Bradacz (representante dos TAEs), Mathias Schramm (representante dos docentes), Antônio Marcos Malachovski (representante dos discentes), Raquel Matys Cardenuto (representante dos diretores-gerais), César Azambuja (representante dos membros externos), Adriana Braga Gomes (Ouvidoria), Mauro Roque de Souza Júnior (secretário do Consup) e Shirley Aparecida de Chaves (representante da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – DTIC). O colegiado de cada câmpus irá indicar um interlocutor local para interagir com o comitê especial do Consup no processo de escolha das comissões eleitorais.

Cronograma – Processo de escolha das comissões eleitorais locais

Publicação do regulamento: 30 de abril (Resolução Consup n° 9/2015)
Período de realização das inscrições: 6 a 20 de maio (até as 20h)
Divulgação dos inscritos: 21 de maio (até as 18h)
Manifestação por meio de voto: 26 de maio, das 9h às 22h
Divulgação dos resultados: 27 de maio (até as 18h)
Pedidos de reconsideração: 28 de maio (até as 18h)
Resultado final: 29 de maio (até as 18h)

Outros assuntos

Novos cursos – O Consup aprovou a oferta de quatro novos cursos superiores e um curso de pós-graduação lato sensu. O Câmpus Gaspar vai ofertar já em 2015.2 o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, noturno, com duração de seis semestres e ingresso semestral (40 vagas por semestre). Também em 2015.2 haverá a oferta do curso de Engenharia Elétrica no Câmpus Itajaí, com 10 fases, vespertino, ingresso semestral e 40 vagas por semestre. Para oferta em 2016.1 foram aprovados os cursos de Engenharia Elétrica no Câmpus Geraldo Werninghaus, tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Câmpus Canoinhas e especialização em Manejo de Pomares de Macieira e Pereira, no Câmpus Urupema.

Eleições para o Cepe – A comissão responsável por organizar a eleição dos novos membros do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) apresentou a proposta de regulamentação do processo. O calendário terá que ser ajustado em função da escolha das comissões eleitorais locais e da comissão eleitoral central que irão atuar nas eleições para diretores-gerais e reitor do IFSC.

Revisão do PDTI e do PDI – Os conselheiros aprovaram a revisão proposta no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2014-2015, necessária para adequar o documento ao Plano Anual de Trabalho (PAT) e ao planejamento estratégico. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, ressaltou que o PDTI 2016 já vai estar alinhado com o PAT. Foi discutida também a alteração no cronograma de revisão do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), um dos capítulos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), necessário em função do processo de harmonização de currículos. Os conselheiros apresentaram uma proposta para a alteração desse cronograma, que será levada à Proen e novamente submetida à apreciação do Consup na próxima reunião.

Texto atualizado em 6/5/2015 às 16h.

Tags: ,