Comissão técnica discute conceitos de referência para a formação geral
7. maio 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasDando prosseguimento ao trabalho de harmonização dos currículos dos cursos técnicos integrados (além dos concomitantes e subsequentes da mesma formação técnica), a Comissão Técnica de Referência da Formação Geral discutiu, nos dias 4 e 5, os conceitos de referência das unidades curriculares que compõem as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Na próxima etapa, que será realizada a distância, os conceitos serão discutidos e validados com os professores das respectivas áreas, para que no próximo encontro da comissão comecem a ser definidas as matrizes curriculares para a formação geral desses cursos.
A identificação dos conceitos de cada área foi feita com base na Resolução 2/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que prevê que os componentes curriculares “devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas, e não o acúmulo de informações e conhecimento, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos”. Também foram levados em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ficando a critério das equipes adotar com maior ou menor rigor essa referência. Os conceitos foram organizados em mapas conceituais pelos representantes de cada área e depois levados a discussão no grande grupo.
Paralelamente ao trabalho feito pela Comissão Técnica de Referência, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) estão definindo os perfis profissionais, competências e habilidades dos profissionais formados pelos cursos técnicos desse primeiro bloco (todos os integrados, além dos concomitantes e subsequentes da mesma formação). Esse processo é desenvolvido com foco na integração entre as unidades curriculares da formação geral e as da formação técnica.
A harmonização curricular é prevista em documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Regulamento Didático-Pedagógico (RDP), todos elaborados com participação da comunidade interna e aprovados pelo Conselho Superior (Consup). O trabalho teve início em fevereiro e deve durar dois anos. A perspectiva é estabelecer diretrizes comuns para os cursos técnicos e de graduação ofertados em diferentes câmpus, constituindo assim uma identidade institucional. Com a harmonização, será favorecido também o trabalho de elaboração de novos projetos pedagógicos de cursos (PPCs) nos câmpus em expansão, como ressalta a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas.
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Para entrar em contato com a Comissão Central de Harmonização Curricular, escreva para rdp.harmonizacao@listas.ifsc.edu.br.
Atualizado em 11/05/2015 às 10h