Designer formada no Câmpus Florianópolis expõe na Semana do Móvel em Milão
12. maio 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, MatériasA mesa criada para o Trabalho de Conclusão de Curso da designer de produto Marina Ricardo, formada pelo Câmpus Florianópolis, foi um dos destaques da Mostra Brazil da Semana do Móvel de Milão, na Itália, realizada em abril deste ano. Batizada de “Pôsa”, a mesa sofreu algumas alterações para viabilizar a participação, mas a emoção de ter um produto na maior feira do mundo do setor valeu, segundo a designer. “É meio surreal pensar em tanta gente vendo meu produto. Mas me sinto muito honrada e feliz de ter conquistado isso tudo em apenas um ano de formada, e com um produto projetado durante minha vida acadêmica. A Mesa Pôsa voou longe!”, conta Marina.
O projeto surgiu quando Marina estava no Canadá pelo Ciências Sem Fronteiras. “Como faltava só fazer meu TCC quando retornasse ao Brasil, vi a possibilidade de fazê-lo com a empresa canadense onde eu estava estagiando, a Madison Taylor Design”, lembra. A Madison é uma empresa de design de interiores. “Em uma conversa com a dona, ela disse que sobravam muitos pedaços pequenos das pedras, e que gostaria de usar isso em alguma coisa”. Foi então que Marina sugeriu a criação de mesas de canto e de centro usando os restos de pedras, bem como madeira e metal.
Devido à distância, parte da orientação foi feita por e-mail, com o professor Marcelo Martins. Marina optou por usar o conceito de biônica na etapa de criação e acabou se inspirando nas formas de uma mariposa, de onde veio o nome do projeto. O projeto final da Mesa Pôsa era composto por uma mesa de centro com tampo duplo de madeira, um disco de mármore no centro e pés e “asas’ em aço escovado’.
Sete meses depois, Marina abriu seu próprio estúdio de design. “Como a Mesa Pôsa sempre foi um projeto muito especial pra mim, queria que algo incrível acontecesse com ela, então mandei um e-mail para o Brazil S/A, empresa responsável pela exposição de peças de brasileiros durante a semana do móvel de Milão, perguntando como funcionava a curadoria deles, e eles responderam pedindo para eu enviar imagens das peças que eu tinha interesse em mostrar.”
Como ainda não tinha fotos da mesa “real”, afinal o modelo foi feito com materiais que imitassem os verdadeiros, Marina mandou os renderings digitais, e fotos do modelos do TCC. No começo de dezembro, ela recebeu a confirmação de que a Pôsa havia sido selecionada. “Fiquei muito feliz e animada, porém não sabia o trabalho que viria a seguir. Nunca tinha produzido alguma peça, e me vi lidando com fornecedores direto, um prazo curto, já que várias empresas entraram em recesso dia 15/12, e um valor alto que não podia gastar, mas não queria abrir mão de enviar a peça.”
Para baratear a produção e envio, Marina trocou o disco de mármore do centro e aplicou um tampo simples de madeira, com a ajuda de André Pedrini, também designer e amigo pessoal da ex-aluna do IFSC. “Não tinha como arcar com os custos para produzir e enviar a mesa, uma vez que já tinha me matriculado em um curso em São Paulo, e não queria optar por um deles. Por isso, fiz uma campanha de arrecadação online na plataforma Kickante, onde arrecadei R$ 3.190 com ajuda de amigos, familiares e até desconhecidos! Fiquei muito feliz de ver tanta gente apoiando meu projeto e torcendo por mim!”, lembra.
A Pôsa ficou está exposição na Universitá Degli Studi do Milano até 24 de maio. Como Marina não pôde ir, ficou procurando fotos em que a sua mesa aparecia, além de receber imagens de pessoas que estavam visitando a mostra. “Foi muito legal ver minha peça lá dentre tantas outras de designers que admiro. A estimativa é de que exposição tenha recebido 120 mil pessoas!”, festeja Marina.
Confira mais fotos da Mesa Pôsa na página do Câmpus Florianópolis no Facebook.