Em palestra, alunos do Câmpus Urupema conhecem a importância do papagaio-charão à Região Serrana

12. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Urupema, Eventos, Matérias

papagaio charo 2De 1º a 3 de maio Urupema recebeu o Festival do Papagaio-Charão. O Câmpus Urupema participou das festividades promovendo a palestra Ecologia e Conservação dos Papagaios-de-altitude – A importância do Planalto Serrano hoje e no futuro, ministrada pelo professor  Jaime Martinez.

Entre os objetivos, estava compreender a importância da migração do Papagaio-Charão e Papagaio-de-Peito-Roxo à região da Serra Catarinense. De acordo com Martinez, no ano de 1995 as aves iniciaram o seu processo de migração para a Serra, mais precisamente nas cidades de Urupema, Painel e Lages, em virtude da vasta área de Araucárias. “A natureza tanto deu para essa região, mas às vezes falta trabalhar um pouquinho melhor essa realidade. A população de Papagaios nesta região é em torno de 17 a 20 mil, todos vindos do Rio Grande do Sul”, disse.

Para o diretor-geral do Câmpus Urupema, Marcos Roberto Dobler Stroschein, é muito importante a conscientização da comunidade quanto à migração dessas aves, para que percebam seus impactos e também valorizem como forma de incentivar o turismo. “Em nossa cidade temos o privilégio de receber o Papagaio e hoje poderemos compreender melhor o processo de migração, a importância da Araucária e como tudo isso pode ser enriquecedor”, destacou.

Assistiram à palestra os alunos dos cursos técnicos em Fruticultura e Agroindústria, do Proeja (Ensino de Jovens e Adultos) e do FIC em Informática Básica. O professor Martinez e seu grupo de pesquisadores da Universidade de Passo Fundo, estudam desde 1995 o comportamento da espécie, a genética e tudo mais que envolve o processo de migração. Segundo ele, Urupema está sendo um laboratório para uma nova visão de sustentabilidade na prática. Já o Papagaio-de-Peito-Roxo, existe na extensão entre Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e assim como o Charão, migra para a Serra em busca de alimento: O pinhão. Existem em torno de 4 mil aves desta espécie em todo o Brasil.