Estudantes do ensino fundamental estudam física no Câmpus Jaraguá do Sul

13. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

fisica-jaraguaPara tornar mais atrativas as aulas de ciências, uma turma de estudantes da escola pública municipal Alberto Bauer visitou, na última semana, os laboratórios do curso de graduação em Licenciatura em Física do Câmpus Jaraguá do Sul. Com aproximadamente dez anos de idade, os alunos viram de perto fenômenos relacionados à eletricidade, um dos assuntos trabalhados em sala de aula. A atividade foi orientada pelo professor Luiz Arthury.

Durante a atividade, os estudantes conheceram elementos básicos da geração de energia elétrica, propriedades básicas do magnetismo, o efeito magnético da corrente elétrica e até o princípio básico de funcionamento de um motor elétrico. “Mas, além da falar sobre o tema, eles também ‘sentiram na pele’ os efeitos da eletricidade, quando fizemos alguns experimentos e utilizamos um gerador de alta tensão que temos no laboratório, o gerador de Van de Graaff (foto)”, destaca Arthury.

fisica-jaragua2Segundo o professor do IFSC, atividades como a realizada pelos estudantes da escola municipal são imprescindíveis para permitir aos alunos a visualização do que é trabalhado durante as aulas. “Não apenas porque isso substancializa e potencializa o conhecimento do estudante em relação aos conceitos estudados, mas também porque esse tipo de atividade tem um apelo motivador, gerador de curiosidades e novos questionamentos, o que é uma das principais características do pensamento científico”, explica.

Além de falar sobre os elementos da eletricidade, Arthury também conversou com os estudantes sobre os cuidados com a eletricidade, a prevenção de acidentes e curiosidades a respeito de fenômenos elétricos naturais, como formação de raios em nuvens, tornados e vulcões.

Participaram da visita ao câmpus 18 alunos da escola Alberto Bauer, a professora da turma e um orientador pedagógico da escola.

Clique aqui e confira mais fotos da visita ao Câmpus Jaraguá do Sul.

Tags: