Fórum de Gestão de Pessoas intensifica debate de agenda prioritária
14. maio 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão de Pessoas, Governo Federal, MatériasO Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) estuda soluções e propostas para demandas importantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Temas como progressão por capacitação e jornada de trabalho de 30 horas para servidores técnico-administrativos (TAEs) compõem a pauta prioritária para 2015. O cronograma de atividades prevê o cumprimento de intensa agenda de trabalho até outubro deste ano.
Para direcionar as atividades nos próximos meses, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) elencou as demandas que necessitam com urgência de um amplo debate institucional. Durante a 51ª reunião plenária, realizada de 7 a 9 de abril, em Brasília, o Conif aprovou uma pauta prioritária e norteadora para cada Fórum. No caso da Gestão de Pessoas, foram aprovados os seguintes itens:
– Elaborar Programa de recepção dos novos servidores;
– Desenvolver/padronizar instrumentos de avaliação do estágio probatório;
– Desenvolver trilhas para capacitação do quadro funcional;
– Promover a migração do sistema Siape para o novo sistema Sigepe;
– Propor e minutar a alteração da Lei 8745/93, incluindo a previsão de Professor Substituto para todos os Cargos de Direção (CDs);
– Elaborar proposta ao MPOG para tornar “genéricos” os cargos de TAE;
– Aperfeiçoar proposta para o Reconhecimento de Saberes e Competências para os TAEs;
– Minutar alteração da Lei 8745/93 prevendo a criação de TAE Substituto;
– Elaborar estudo para alterar o Decreto 1.590/95, estendendo a flexibilização da jornada de trabalho para todos os servidores técnico-administrativos;
– Elaborar estudo que justifique a implantação da progressão per saltum.
Como ponto de partida para a intensificação dos trabalhos, integrantes do Fórum reuniram-se nos dias 28 e 29 de abril, em Brasília. Na abertura do encontro, eles receberam orientações do coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, e do vice-presidente do Conif, Marcelo Bender.
O Forgep é coordenado pela diretora de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Fernanda Christina Garcia da Costa.
Assessoria de Comunicação do Conif


Página no Facebook
Perfil no Twitter
Página no Linked-In
Canal no Youtube
Perfil no Instagram