Alunos do Câmpus Jaraguá do Sul entregam à Fujama pesquisas sobre a qualidade da água do Rio Itapocu

19. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jar_qmq_entrega_fujamaEstudantes do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul entregaram à Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) os resultados de duas pesquisas realizadas durante o curso sobre a qualidade da água do rio Itapocu. O rio é um dos principais de Jaraguá do Sul e, segundo os estudos, está com alto índice de óleos e graxas e possui baixa oxigenação, uma condição considerada grave pelos pesquisadores.

Segundo a estudante Isabel Tasso, da 5ª fase do curso, os resultados mostram que tanto residências quanto indústrias têm descartado seus rejeitos no rio. “Esses resíduos afetam diretamente a qualidade da água. Como há óleos demais e pouco oxigênio para os seres vivos, o rio está morrendo”, destacou.

Para o coordenador do curso, Clodoaldo Machado, a entrega dos resultados à Fujama faz parte das obrigações do Instituto Federal com a sociedade. “Somos uma instituição pública e procuramos realizar pesquisas que deem retorno à comunidade, como foi o caso dos dois estudos desenvolvidos pelos alunos do nosso câmpus”, afirmou o coordenador.

O presidente da Fujama, Leocádio Neves e Silva, recebeu os representantes do IFSC na Fundação e prometeu adicionar os estudos à biblioteca de documentos relacionados à Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. “É muito importante termos o maior banco de dados possível para, com base em informações concretas, planejarmos ações para proteger e melhorar a qualidade do rio”, disse.

Para conferir essas e outras pesquisas desenvolvidas pelos estudantes do curso técnico em Química do Câmpus Jaraguá do Sul, clique aqui.

Tags: