Núcleo de Astronomia do Câmpus Florianópolis faz observação e homenagem a Ronaldo Mourão

20. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

observacao_eclipse_lua-500x415O Núcleo de Estudos e Observação Astronômica “José Brazilício de Souza” (Neoa), do Câmpus Florianópolis, promoverá nos próximos dias dois eventos: uma observação aberta ao público, no dia 21 de maio, e uma homenagem ao astrônomo brasileiro Ronaldo Mourão, falecido em 2014, no dia 25 de maio.

No dia 21, a observação será na Praça dos Estudantes, no próprio Câmpus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950), das 17h às 19h30. O objetivo é identificar e observar os planetas Vênus e Júpiter e também fazer a observação telescópica da Lua. Em caso de céu nublado, a atividade será suspensa.

Já o evento de 25 de maio celebrará os 80 anos do nascimento do astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, falecido em 25 de julho do ano passado e um dos grandes nomes da área.

A homenagem será a partir das 17h30, na sala 117 do Bloco Central, e contará com palestras sobre passagens da vida e descobertas de Mourão (veja a programação completa abaixo). Em caso de céu limpo, será feita também uma observação astronômica da Lua e dos planetas Vênus, Júpiter e Saturno.

DIA DO MOURÃO
Local: Sala de aula nº 117 Bloco Central

17h30 – Abertura
17h35 – Por que lembrar “Ronaldo Mourão”?, por Alexandre Amorim
Uma breve consideração sobre as razões para mantermos a memória astronômica brasileira através das obras de Ronaldo Mourão.
17h50 – Mourão e seus surpreendentes artigos – “Ciências & Artes”, por Adair Cardozo
18h05- Aitken 14: uma estrela na vida de Mourão, por Alexandre Amorim
A estrela catalogada como Aitken 14 já era identificada como dupla. Porém Ronaldo Mourão descobriu o que seria uma terceira componente “invisível” em 1969.
18h30 – Mourão e o Museu de Astronomia”, por Marcos A. Neves
19h-20h – Sessão de observação: em caso de céu limpo, através de simples instrumentos os participantes apreciarão a Lua cerca de 52% iluminada, bem como os planetas Vênus, Júpiter e Saturno

Tags:

Os comenários não estão permitidos.