Alunos de Atendimento e Vendas do Câmpus Garopaba aprendem com a experiência
22. maio 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Garopaba, MatériasOs alunos do curso FIC de Técnicas de Atendimento e Vendas do Câmpus Garopaba realizaram uma visita técnica ao Engenho Lanches, na BR 101, em Paulo Lopes, no dia 19 de maio. Eles conheceram a estrutura do local, famoso por oferecer alimentos e produtos coloniais e pela decoração rústica, que lembra os antigos engenhos.
O proprietário, Adilson Mota, recebeu os estudantes e repassou a eles sua experiência em gestão, liderança e política de atendimento e vendas. Também contou a história do estabelecimento, inaugurado em 1996, e que hoje conta com uma equipe de 76 colaboradores. “Naquela época, eu levantava às quatro e meia da manhã para fazer a pamonha que vendíamos”, recordou Mota. O empresário destacou que o verdadeiro papel do vendedor é saber ouvir os clientes, pois muitos profissionais têm uma abordagem de pressão sobre os consumidores e perdem vendas por não saberem diagnosticar as necessidades e construir uma relação baseada na confiança e em deixar o cliente à vontade.
Os alunos conheceram o ambiente externo, onde ficam os bois e antigamente havia uma moenda de cana. Também visitaram a área administrativa, a cozinha e todo o layout do estabelecimento. Fizeram várias perguntas ao proprietário, como a preocupação com a qualidade no atendimento e a conciliação entre a vida profissional e a pessoal.
A professora Fabiana de Agapito Kangerski, que acompanhou os alunos, ressalta que estes momentos são enriquecedores para a prática pedagógica: “é por meio dessa vivência e contato com a experiência viva que o aluno pode fazer relações entre o que foi abordado em sala de aula e o que acontece no dia a dia do atendimento”.