Projeto de extensão do Câmpus Araranguá realiza oficina de reutilização de materiais no Clube de Mães

22. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

ifscomunidade2Materiais recicláveis que iriam para o lixo são transformados em arte nas oficinas do projeto de extensão do Câmpus Araranguá IFSComunidade. O projeto tem como proposta estimular a criatividade e a habilidade dos participantes ao mesmo tempo em que incentiva a geração de renda, a economia solidária e aproxima o IFSC da comunidade. Na última segunda-feira (18), as oficinas foram realizadas no Clube de Mães do bairro Cidade Alta. “O projeto busca contribuir para o atingir os objetivos do milênio que são educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, afirma a coordenadora do projeto, Jaqueline da Rocha.

No curso, os participantes aprendem a utilizar caixas de leite, garrafas pet e de vidro para produzirem artesanatos. As oficinas serão realizadas nas associações e clubes de mães de Araranguá e na Associação dos Deficientes Físicos de Araranguá (ADEAR) até o mês de agosto.

A oficina realizada no clube de Mães do bairro Cidade Alta contou com a presença da primeira-dama do município, Rosi Maciel. “Atividades de extensão como essas merecem nosso total incentivo porque são de grande importância para as comunidades. Através delas é possível incentivar a busca por novos conhecimentos e a geração de renda.”

ifscomunidade1A coordenadora do projeto avalia que além de contribuir para a melhoria da renda dos participantes, com o IFSComunidade a instituição cumpre também uma de suas missões. “O IFSC precisa promover a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento econômico, e é isso que estamos fazendo nesse trabalho. No ano passado, fizemos uma oficina similar a essa e as participantes relataram que já aprimoraram as técnicas aprendidas e realizaram trabalhos sociais de doação de 250 cestinhas feitas com caixas de leite para o dia das crianças. É isso que nos enche de orgulho e nos motiva a trabalhar cada dia mais em prol da sociedade e da educação.”

Além das oficinas, os participantes do projeto visitarão as dependências do Câmpus Araranguá para um ‘IFSC tour’, onde poderão conhecer as instalações e os cursos ofertados. Nesse dia, será aplicada ainda uma pesquisa com os participantes para levantar o perfil deles e quais são as necessidades de formação para que, posteriormente, sejam ofertados novos cursos.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.