Projeto Memória Viva

22. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Notas

farolA beleza natural da praia do Morros dos Conventos já é bastante conhecida na região Sul do Estado, o que poucos sabem é sobre a História, a Geografia ou mesmo as espécies da fauna e da flora que podem ser encontradas no lugar. Para que os moradores da região se apropriem mais da história do Morro dos Conventos, o projeto de extensão “Memória Viva” levou alunos e professores do Câmpus Araranguá do IFSC e de escolas públicas da região para ter uma aula ao ar livre no dia 15 de maio. “O Morro dos Conventos fica a 14 quilômetros do Centro de Araranguá e é um lugar privilegiado em belezas naturais e carregado de história relacionada com a origem dos municípios do extremo sul catarinense”, explica o coordenador do projeto, o servidor do Câmpus Araranguá Alexandre Rocha.

A aula concentrou-se no farol da Marinha, localizado no alto do Morro, onde os participantes puderam admirar o mirante natural e a furna, que era um abrigo sobre a rocha que servia como moradia para índios que viviam na região. “Os alunos puderam ver de perto as falésias que formam o paredão do Morro, entender como elas se formam e os impactos que a destruição delas podem causar ao meio ambiente.Ver o rio Araranguá e sua foz, observar os ventos, o mar, a flora e a fauna. Entender a história do local, dos índios que aqui viveram e de como a região se transformou em um importante polo turístico da região”.