Câmpus SMO realiza 3º Painel com Empresários e Profissionais da Agroindústria Regional

28. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, Eventos, Matérias

painel-smo3No dia 15 de maio, aconteceu o 3º Painel com Empresários e Profissionais da Agroindústria Regional, no auditório do Câmpus São Miguel do Oeste. O evento é uma atividade desenvolvida na unidade curricular de Vivências no Setor Agroindustrial do curso técnico em Agroindústria. Participaram do painel professores, servidores e estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, Agroecologia, Agropecuária e do curso superior de Tecnologia de Alimentos.

O painel iniciou às 19h e foi coordenado pelo professor Cherilo Dalbosco com a participação da professora Patrícia Schons, coordenadora da área de Produção Alimentícia. O evento iniciou com a participação do presidente da Cooperativa Fonte Nova do município de Crissiumal (RS), Marcos Zimmermann. Ele relatou as experiências de sucesso de associativismo e cooperação, decorrentes da implementação do Programa Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, denominado Pacto Fonte Nova, que resultou no desenvolvimento e instalação de agroindústrias familiares e na criação da cooperativa. Zimmermann relatou que o projeto proporcionou a melhoria da renda e da qualidade de vida no campo e um incremento significativo no movimento econômico do município.

Atualmente o município conta com uma rota turística que integra as agroindústrias familiares e que recebe anualmente centenas de visitantes. Estiveram acompanhando o presidente da Cooperativa Fonte Nova uma comitiva integrada pelo prefeito, professores e lideranças do município, com o objetivo de conhecer a estrutura de oferta do curso técnico em Agroindústria do Câmpus São Miguel do Oeste, pois o município de Crissiumal está pleiteando a oferta deste curso por meio do governo do estado do RS.

Na segunda parte do painel, Sílvio A.Dhiel, diretor administrativo e financeiro do Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuário e Desenvolvimento Local do Extremo Oeste Catarinense (Consad), apresentou as experiências e desafios relacionados à legalização e ao acesso aos serviços de inspeção federal pelas pequenas agroindústria familiares da nossa região. Ele apresentou os serviços que são oferecidos pelo Consad e os procedimentos e documentação necessários para legalizar uma agroindústria familiar.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.