Pronatec capacita novos coordenadores

29. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Governo Federal, Matérias

novos coordenadores adjuntosA coordenação geral do Pronatec no IFSC realizou nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) uma capacitação com nove novos coordenadores adjuntos do Bolsa-formação. A reunião ocorreu na Reitoria, em Florianópolis, e teve o objetivo de acolher e orientar os gestores para as funções coordenativas, com a apresentação geral do programa, das diretrizes pedagógicas. Também foram abordados temas específicos como a seleção e gestão de equipes, e a composição orçamentária e execução financeira.

Na abertura, o coordenador-geral André Dala Possa destacou a representatividade do Pronatec no IFSC e em nível federal. Segundo ele, a reestruturação em andamento é parte de um processo de mudanças para o aprimoramento do programa. Possa disse que é preciso haver comprometimento com os encaminhamentos e resultados esperados, especialmente na pactuação das vagas, “momento que exige muita responsabilidade dos coordenadores.” Os novos coordenadores falaram de suas expectativas quanto ao trabalho e tiraram dúvidas sobre vários aspectos da execução do Bolsa-formação.

Os novos coordenadores adjuntos são: Ana Lucia de S Lima, do Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste; Rafael Pitz, de São Miguel do Oeste; Fernanda Garcia, de Tubarão; Diego Pacheco, de Itajaí; Samanta Coelho de Freitas, de Urupema; Milena Machado Cortelini, de Xanxerê, Elisandra Mariléia Quintino, de Garopaba, Greise Zapella, de Gaspar; e Margarida Hahn, de São Carlos.

Perspectivas

reunião novos coordenadores (1)Ainda não foram ofertadas novas vagas este ano. Atualmente o IFSC possui 2,4 mil alunos Pronatec matriculados em 2014. As principais mudanças anunciadas até o momento pela Setec/Mec referem-se à possibilidade de oferta a distância e o início da implementação dos itinerários formativos. Os pagamentos 2014 foram finalizados pela coordenação geral do Pronatec no IFSC em abril. As despesas dos cursos em andamento neste primeiro semestre de 2015 estão sendo pagas com atraso de cerca de 60 dias. Dos R$ 6,61 milhões de orçamento gerado para a execução das turmas que viraram o ano, 2014 para 2015, o IFSC já recebeu R$ 3,3 milhões, dos quais R$ 1,7 milhões estão liquidados aguardando financeiro do FNDE para pagamento.

O mapa de demanda identificada de Santa Catarina prevê a homologação de 43 mil vagas para 2015, a serem distribuídas entre todos os ofertantes (Sistema Nacional de Aprendizagem, iniciativa privada, IFSC e IFC – Instituto Federal Catarinense). O IFSC acordou com os demandantes e manifestou interesse à Setec para atendimento de 4.630 vagas por meio de seus 21 campus. A Setec ainda não divulgou a retomada do cronograma da pactuação. A expectativa é que o IFSC tenha oferta de novas turmas Pronatec em julho.

Tags: