Estudantes do Câmpus São José fazem viagem de estudos a Araquari
3. junho 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus São José, MatériasNa última segunda-feira (1º) alunos da 6ª fase dos cursos técnicos integrados em Telecomunicações e em Refrigeração e Climatização do Câmpus São José realizaram um trabalho de campo no município de Araquari. A visita foi organizada pelos professores Paulo Henrique de Amorim (Geografia) e Ana Paula de Siqueira (História) junto com Flávia Nunes, técnica da Secretaria de Agricultura e Pesca do município de Araquari.
O professor Paulo conta que o interesse pela visita surgiu devido ao desempenho econômico apresentado por Araquari nos últimos anos, especialmente no setor industrial. “Antes conhecido por ser a terra do maracujá em Santa Catarina, o município recentemente tem registrado a chegada de empresas multinacionais no seu território, dentre as quais se destaca a BMW. O estudo de campo teve como objetivo conhecer as motivações que levaram essas empresas a escolher Araquari e os impactos dessas transformações sobre outras atividades econômicas”, explica.
O primeiro local visitado pelos alunos foi a propriedade do Sr. Francisco, um dos pioneiros na produção de maracujá. Os alunos puderam conhecer detalhes técnicos desse cultivo com o agricultor, que também falou sobre as dificuldades atuais para a agricultura. Um dos problemas apontados pelo Sr. Francisco é a ação de atravessadores entre o produtor e o consumidor final, o que torna o preço dos alimentos mais caro ao mesmo tempo em que o agricultor recebe pouco pelo seu trabalho. Também por esse motivo a agricultura é pouco interessante para os jovens, acredita o Sr. Francisco.
Após o almoço, os alunos conheceram a propriedade da Sra. Elza, uma das maiores produtoras de banana do município. Além de concordar com as colocações do Sr. Francisco, a Sra. Elza ressaltou o aumento do preço da terra como fator de repulsão dos jovens das áreas rurais, problema que vem se agravando com a chegada de empresas multinacionais no município. Apesar disso, um de seus filhos, João Paulo, afirmou seu desejo de permanecer como agricultor no futuro.
No caminho, os alunos puderam avistar as diversas plantas industriais recentes da região, assim como terrenos em processo de loteamento para a construção de habitações. Ao final, o grupo pode ainda realizar uma breve visita ao Centro Histórico do município vizinho, São Francisco do Sul.
O trabalho de campo foi o primeiro passo de uma série de visitas que serão realizadas nos próximos semestres letivos com o objetivo de registrar as transformações sociais do município. Com cerca de 30 mil habitantes, Araquari está entre os que apresentam maior crescimento demográfico no estado, com projeções que apontam a possibilidade de chegar a 100 mil habitantes nos próximos dez anos.