Estudantes do Câmpus São José fazem viagem de estudos a Araquari

3. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

visita-araquari3Na última segunda-feira (1º) alunos da 6ª fase dos cursos técnicos integrados em Telecomunicações e em Refrigeração e Climatização do Câmpus São José realizaram um trabalho de campo no município de Araquari. A visita foi organizada pelos professores Paulo Henrique de Amorim (Geografia) e Ana Paula de Siqueira (História) junto com Flávia Nunes, técnica da Secretaria de Agricultura e Pesca do município de Araquari.

O professor Paulo conta que o interesse pela visita surgiu devido ao desempenho econômico apresentado por Araquari nos últimos anos, especialmente no setor industrial. “Antes conhecido por ser a terra do maracujá em Santa Catarina, o município recentemente tem registrado a chegada de empresas multinacionais no seu território, dentre as quais se destaca a BMW. O estudo de campo teve como objetivo conhecer as motivações que levaram essas empresas a escolher Araquari e os impactos dessas transformações sobre outras atividades econômicas”, explica.

visita-araquari2O primeiro local visitado pelos alunos foi a propriedade do Sr. Francisco, um dos pioneiros na produção de maracujá. Os alunos puderam conhecer detalhes técnicos desse cultivo com o agricultor, que também falou sobre as dificuldades atuais para a agricultura. Um dos problemas apontados pelo Sr. Francisco é a ação de atravessadores entre o produtor e o consumidor final, o que torna o preço dos alimentos mais caro ao mesmo tempo em que o agricultor recebe pouco pelo seu trabalho. Também por esse motivo a agricultura é pouco interessante para os jovens, acredita o Sr. Francisco.

Após o almoço, os alunos conheceram a propriedade da Sra. Elza, uma das maiores produtoras de banana do município. Além de concordar com as colocações do Sr. Francisco, a Sra. Elza ressaltou o aumento do preço da terra como fator de repulsão dos jovens das áreas rurais, problema que vem se agravando com a chegada de empresas multinacionais no município. Apesar disso, um de seus filhos, João Paulo, afirmou seu desejo de permanecer como agricultor no futuro.

visita-araquari

No caminho, os alunos puderam avistar as diversas plantas industriais recentes da região, assim como terrenos em processo de loteamento para a construção de habitações. Ao final, o grupo pode ainda realizar uma breve visita ao Centro Histórico do município vizinho, São Francisco do Sul.

O trabalho de campo foi o primeiro passo de uma série de visitas que serão realizadas nos próximos semestres letivos com o objetivo de registrar as transformações sociais do município. Com cerca de 30 mil habitantes, Araquari está entre os que apresentam maior crescimento demográfico no estado, com projeções que apontam a possibilidade de chegar a 100 mil habitantes nos próximos dez anos.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.