Fórum de Registros Acadêmicos reúne-se em Florianópolis

3. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

forum_RA_grupoCerca de 40 servidores dos registros acadêmicos do IFSC reuniram-se nos dias 1° e 2 de junho, na Reitoria e no Câmpus Florianópolis-Continente, no 10° Fórum de Registro Acadêmico. O encontro deu sequência à série de reuniões realizadas periodicamente e de forma itinerante pela Rede de Registros Acadêmicos do IFSC (Rede-RA) desde 2012.

Entre os assuntos discutidos, destacaram-se os procedimentos a serem adotados no Censo da Educação Superior e no Censo da Educação Básica, ambos realizados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com coletas de dados relativos aos cursos superiores e da educação básica.

Os processos de adequação dos procedimentos dos registros acadêmicos ao novo Regulamento Didático-Pedagógico (RDP), aprovado em dezembro de 2014, também foi tema de discussão. “O RDP mudou várias normas de funcionamento da instituição, como a adoção de notas e não mais conceitos, por exemplo, e todas essas mudanças refletem nos procedimentos dos RAs”, salienta o diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas, Gustavo Henrique Moraes.

A implantação do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) foi outro assunto da pauta. Os servidores dos registros acadêmicos manifestaram a importância de sua participação ativa na decisão dos processos relativos à implantação do novo sistema.

Alguns materiais produzidos pela Rede-RA que estão em processo de elaboração ou atualização também foram apresentados ao grupo para validação: RDP comentado (coordenado pelos servidores do Câmpus Itajaí), Perguntas e Respostas sobre Educação Profissional e Tecnológica (Câmpus Canoinhas), Manual do Isaac (Câmpus Araranguá) e Cartilha de Boas-vindas ao RA (Câmpus Lages).

Para acessar documentos e obter mais informações sobre a Rede-RA do IFSC, clique aqui.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.