Turma de Barra Velha conclui curso de Operador de Computador pelo Pronatec

3. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

formatura barra velha 01-06-2015 5“Esta foi a segunda maior emoção da minha vida.” A afirmação de Maria das Graças Schlemper refere-se à formatura do curso de Operador de Computador, realizada nesta segunda-feira (1º), em Barra Velha. Para ela, a emoção de concluir o curso só perde em importância para o nascimento dos filhos. “Foi um desafio muito grande para mim, porque eu não sabia nada de informática e achava que não ia dar conta. Mas descobri que ainda tenho capacidade para aprender e para conseguir muitas outras coisas”, explicou Maria das Graças, de 61 anos, que contou com o incentivo do marido e dos filhos para frequentar as aulas.

Ela foi uma das 21 alunas concluintes do curso ofertado pelo Câmpus Joinville em parceria com a prefeitura de Barra Velha. As aulas aconteceram no Complexo Social de Barra Velha, onde funciona a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. O curso, de 200 horas, faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa Mulheres Mil.

formatura barra velha 01-06-2015 17Para Maria das Graças e demais alunas, fazer o curso de Operador de Computador foi a primeira oportunidade de qualificação profissional que tiveram. Por isto, representantes do IFSC, da Prefeitura de Barra Velha e da Câmara de Vereadores presentes no evento fizeram questão de enaltecer a determinação e a disposição de cada aluna. “A escolha em participar das aulas decidiu o destino de vocês”, afirmou a secretária municipal de Administração, Ana Carolina Cravo Gomes. “É bom ver o brilho no olhar de vocês. Um brilho de quem despertou para mostrar que tem capacidade de aprender e disposição para ensinar”, enfatizou a coordenadora Adjunta do Pronatec no Câmpus Joinville, Luciana Maciel de Souza.

Já a chefe do Departamento de Assuntos Acadêmicos do Câmpus Joinville, Elisabete Furtado Maia, lembrou que o curso foi só o começo. “O programa deve ser encarado como o ‘iniciar’ de um computador, que precisa ser continuado, porque nunca é tarde para estudar e aprender uma nova profissão”, lembrou. Neste sentido, o presidente da Câmara, vereador Marciel Berlin, refletiu que o tempo passa para quem estuda e para quem não estuda. “Mas quem estuda aproveita melhor o tempo”, complementou.

Também participaram da solenidade os vereadores Douglas Elias da Costa e Marsiléia Reits, o secretário municipal de Assistência Social, José Idemar Trevisani, a coordenadora do Cras, Dilcicléia Barros, e equipe da Secretaria de Assistência Social e do Pronatec.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.