Alunos do IFSC podem se inscrever para intercâmbio

11. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Estão abertas até 23 de junho as inscrições para a oitava edição do Programa de Intercâmbio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Propicie. São 18 vagas para alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Além de permitir a realização de projetos em instituições estrangeiras, pela primeira vez, o programa possibilitará o intercâmbio em outras instituições nacionais.

Para facilitar o processo, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) unificou os editais e agora todas as informações dessa edição do Propicie estão em um único documento (edital 22) com três modalidades: intercâmbio nacional técnico, intercâmbio internacional técnico e intercâmbio internacional graduação e pós-graduação. Os alunos selecionados para o programa receberão apoio financeiro para realizar atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de estágio e de inovação. O intercâmbio será feito entre os meses de agosto e dezembro deste ano.

Confira abaixo as informações de cada modalidade:

Intercâmbio Nacional Técnico
Para quem se destina: alunos de cursos de nível técnico do IFSC
Instituições parceiras: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal Farroupilha, Instituto Federal do Ceará e Instituto Federal de Brasília
Nº de vagas: 10
Valor do auxílio financeiro: R$ 1 mil mensais por um período de dois ou três meses, dependendo do cronograma do projeto
Valor auxílio deslocamento: R$ 1 mil reais

Intercâmbio Internacional Técnico
Para quem se destina: alunos de cursos de nível técnico do IFSC
Instituições parceiras: Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e Instituto Politécnico de Beja (Portugal)
Nº de vagas: 5
Valor do auxílio financeiro: 700 euros mensais por um período de dois ou três meses, dependendo do cronograma do projeto
Valor auxílio deslocamento: 1 mil euros

Intercâmbio Internacional Graduação e Pós-Graduação
Para quem se destina: alunos de cursos de graduação e pós-graduação do IFSC
Instituições parceiras: Universidade de Neubranderburg (Alemanha), Carinthia University (Áustria), Universidad de Deusto (Espanha), Hamk (Finlândia), Instituto Politécnico de Beja (Portugal) e Instituto Politécnico de Porto (Portugal)
Nº de vagas: 2 para graduação e uma para pós-graduação
Valor do auxílio financeiro: 700 euros mensais por um período de até cinco meses, dependendo do cronograma do projeto
Valor auxílio deslocamento: não há

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário on-line (clique aqui) até o dia 23 de junho. O aluno de nível técnico pode se inscrever simultaneamente nas modalidades nacional e internacional, mas deverá indicar sua preferência.

Para participar do programa, é preciso ter mais que 18 anos – apenas na modalidade de intercâmbio nacional técnico é possível ter menos de 18 anos, desde que o estudante seja emancipado. Os alunos do nível técnico devem ter concluído a primeira fase para se candidatar às vagas e os estudantes de graduação devem ter concluído no mínimo 50% do curso. Já alunos de pós-graduação podem se inscrever independentemente do seu atual progresso no curso.

A análise das inscrições será feita de 24 a 26 de junho. O resultado será divulgado no Portal do IFSC no dia 3 de julho.

Todas as informações do programa estão disponíveis no edital (clique aqui para acessar o documento). Em caso de dúvidas, envie e-mail para assint@ifsc.edu.br ou ligue para (48) 3877-9053.

Tags: ,