Estudantes do Câmpus GW visitam Escritório Verde e Projeto Fibra em Curitiba

16. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

visita-gwCerca de 25 estudantes do curso de técnico em Eletrotécnica do Câmpus Geraldo Werninghaus saíram da rotina de aulas no dia 3 de junho e visitaram a capital paranaense para aprender de uma maneira diferente. Em Curitiba os alunos conheceram o projeto Escritório Verde, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Projeto Física Brincando e Aprendendo (Fibra), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o Jardim Botânico, um dos pontos turísticos da cidade.

A primeira visita técnica foi no Escritório Verde, onde o grupo foi recebido pelo coordenador do projeto, Eloy Casagrande. No local, os estudantes conheceram um escritório planejado dentro dos princípios da construção sustentável e que tem como proposta ser um “laboratório vivo” aberto ao público para demonstrações da ecoeficiência dos produtos e das tecnologias empregadas em sua construção.

visita-gw2Para a professora Anna Karolina de Souza Baasch, o escritório tem a função social de mostrar que é possível buscar soluções alternativas para a construção civil. “Percebemos que é viável projetar e construir um ambiente bonito e utilizar técnicas sustentáveis para que o ambiente fique aconchegante, principalmente termicamente, sem precisarmos gastar tantos recursos para isso, como, por exemplo, a energia elétrica”, avalia.

O escritório também divulga a proposta da autossuficiência energética. “No Brasil temos capacidade de explorar essa autossuficiência. Nossos alunos estão constituindo suas famílias, construindo suas casas, influenciando pessoas da sua rede social e iniciando sua carreira no mundo do trabalho e é muito importante que tenham a consciência de que os recursos naturais são finitos precisam ser preservados”, acrescenta.

Já o professor Fernando Imai, que também acompanhou os alunos na visita, salienta a importância da aprendizagem sobre a reciclagem. “O escritório mostrou diversas técnicas de sustentabilidade, de geração de energia limpa e de maneiras de reaproveitamento de material reciclável, o qual poderia ser considerado lixo em outras situações”, ressalta.

visita-gw4Durante o período da tarde foi realizada a visita técnica ao Projeto FiBra, na UFPR, onde os estudantes observaram e participaram de atividades relacionadas aos conceitos de física mecânica, termodinâmica e elétrica. “A exposição dos fenômenos foi bastante didática e dinâmica e os alunos puderam, diversas vezes, participar dos experimentos. Foi uma tarde bastante divertida apesar de estaremos num laboratório de física, e isso foi importante para motivar os alunos e mantê-los interessados no estudo dessa disciplina que costuma assustá-los”, afirma.

O professor Imai destaca que o entretenimento ajuda os alunos no aprendizado. “As experiências realizadas, por serem divertidas, aumentam o interesse dos alunos nos assuntos abordados, como mecânica, eletrostática, óptica e eletromagnetismo”, completa.

Clique aqui e confira mais fotos da viagem a Curitiba.

Tags: