Projeto aprimora o ensino de História no Câmpus Florianópolis-Continente
18. junho 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, MatériasO projeto de pesquisa “Crítica das fontes: historiografia para o ensino e aprendizagem de História de Santa Catarina”, além de referenciar os principais livros sobre a história do Estado, também adquiriu 127 novas obras, que farão parte da Biblioteca do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC.
O projeto foi realizado por meio do Edital Universal de Pesquisa n. 14/2014/Proppi, coordenado pelo professor Luciano de Azambuja, professor de História do Câmpus Florianópolis-Continente. Também contou com os bolsistas do curso técnico em Guia de Turismo, Raphael de Carvalho Palma Filho e Jaqueline Izabel de Vargas.
O professor Luciano de Azambuja conta que o projeto de pesquisa surgiu da necessidade de aprimorar a disciplina de História e o acervo da biblioteca do Câmpus. Durante a pesquisa, ele e os bolsistas investigaram em sebos, livrarias e catálogos quais eram as obras sobre a história de Santa Catarina e do Brasil mais relevantes disponíveis para a aquisição. Com a compra dos livros, foram preparados textos-fonte para serem utilizados na disciplina.
Segundo o professor, a disciplina de História é imprescindível para a prática profissional do guia de turismo. “Assim como o professor e o historiador, o guia de turismo é um rememorador da história do passado. A narrativa e a interpretação são matérias-primas do seu trabalho”, completa.
O encerramento do projeto foi marcado por um jantar realizado em parceria com alunos e professores do curso técnico em Gastronomia, dia 12 de junho, no restaurante-escola do Câmpus Florianópolis-Continente. Para apresentar o projeto à comunidade acadêmica, foi realizada exposição de parte do acervo de livros adquiridos eprojeção de fotos históricas de Florianópolis, ao som de trilha sonora com repertório de músicas sobre Santa Catarina.