Câmpus Garopaba inaugura novas instalações na próxima terça-feira (23)
19. junho 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Garopaba, Eventos, MatériasSerá inaugurada na próxima terça-feira (23) a sede própria do Câmpus Garopaba do IFSC. A solenidade, que terá a presença de servidores, autoridades do município, parceiros e comunidade, será realizada a partir das 19h30 na nova sede, situada na rua Maria Aparecida Barbosa, 153, bairro Campo D’una.
A diretora do câmpus, Telma Pires Pacheco Amorim, destaca o ganho que a instalação de um câmpus do IFSC vai trazer para a região. “Durante anos muitos jovens tiveram que se deslocar para Florianópolis ou outras cidades para terem acesso à educação profissional pública. Agora, com o Câmpus Garopaba, essas pessoas podem permanecer em suas cidades e fazer cursos tanto alinhados às principais atividades profissionais da região como outros mais inovadores que podem trazer um desenvolvimento sustentável para a região”, salienta Telma.
O Câmpus Garopaba iniciou suas atividades em 2010, quando passou a ofertar cursos de qualificação profissional em salas cedidas pela Prefeitura. Em 2012, passou a ocupar um imóvel alugado no bairro Campo D’una, onde iniciou a oferta dos cursos técnicos de Hospedagem, Biotecnologia e Informática. Estes dois últimos iniciaram com a realização de um projeto-piloto do câmpus em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna. Ainda na sede provisória, promoveu o curso Proeja Certific Operações Básicas de Hospedagem.
Em dezembro de 2014, ocorreu a mudança para a sede definitiva. O prédio tem 4 mil metros quadrados de área construída, com 14 laboratórios e 14 salas de aula. A estrutura conta ainda com espaços destinados à parte administrativa e uma biblioteca. Atualmente o câmpus conta com 40 servidores docentes e técnico-administrativos, além de prestadores de serviço terceirizados que atuam na limpeza, portaria, jardinagem e condução do veículo oficial.
Em 2015, o câmpus abriu sua primeira turma do curso técnico em Guia de Turismo, além de oferecer diversos cursos de formação inicial e continuada em três eixos de atuação. Além disso, estão sendo preparadas as instalações para a oferta de cursos na modalidade a distância.
Desde o início das atividades do câmpus, foram certificados 731 profissionais, majoritariamente dos municípios de Garopaba e Imbituba. O objetivo é desenvolver ações para atrair também alunos de Laguna, Paulo Lopes, Pescaria Brava e Imaruí.