Câmpus Florianópolis participa do Dia do Asteroide, em 30 de junho

25. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

No dia 30 de junho o Núcleo de Estudo e Observação Astronômica “José Brazilício de Souza” (NEOA-JBS), do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), irá se juntar a um movimento internacional de educação e conscientização a respeito dos asteroides. A ideia é divulgar informações sobre o que se pode fazer para proteger o planeta e futuras gerações dos perigosos impactos.

A atividade será realizada na sala 104 do Bloco Central, no Câmpus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950), das 17h30 às 19h. A entrada é franca.

O Dia do Asteroide é celebrado no aniversário do maior impacto asteroidal da história mundial recente – o evento em Tunguska (Sibéria) em 30 de junho de 1908. Neste dia, especialistas e interessados no assunto em todo o mundo promoverão palestras, atividades e reuniões.

A lista completa de eventos do Dia do Asteroide está disponível no site AsteroidDay, incluindo atividades de dois eventos principais em Londres (Reino Unido) e São Francisco (EUA). O filme “51 Graus Norte”, sobre um futuro impacto asteroidal e suas consequências será exibido primeiramente na Sala IMAX do Museu de Ciência em Londres. Na Academia de Ciências da Califórnia, em São Francisco, a Fundação B612 e a CalAcademy promovem um dia inteiro de atividades dedicadas à educação sobre asteroides, incluindo filmes, palestras de cientistas, produtores de cinema e astronautas, bem como atividades práticas para crianças.

Eventos regionais são organizados também na Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Canada, Coréia do Sul, Espanha, Grécia, Índia, Itália, México, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia e Turquia, entre outras localidades. Transmissões ao vivo desde São Francisco, Londres e outras localidades estarão disponíveis online ao longo do dia 30 através do site AsteroidDay.org.

Programação Dia do Asteroide NEOA-JBS

• Introdução: O que é o “Dia do Asteroide”?, por Alexandre Amorim
• Apresentação nº 1: Asteroides: sua origem e localização, por Adair Cardozo
• Apresentação nº 2: A ameaça dos asteroides rasantes, por Alexandre Amorim
• Apresentação nº 3: Asteroides rasantes observados em Florianópolis, por Alexandre Amorim

Com informações de Alexandre Amorim, Coordenação de Observações do NEOA-JBS

Tags:

Os comenários não estão permitidos.