Câmpus Urupema será entregue à comunidade na próxima sexta-feira
26. junho 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Urupema, Eventos, MatériasNa próxima sexta-feira (03/07), O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) entrega à comunidade de Urupema o Bloco 2 do Câmpus da instituição na cidade. A cerimônia terá início às 19h e contará com a presença de autoridades locais e estaduais. O evento é gratuito e aberto ao público.
O novo prédio irá quadruplicar a estrutura física atual do câmpus, passando a ocupar uma área total de 2696 m2. O Bloco 2 contará com 10 laboratórios (ensino geral, microvinificação, bromatologia, microbiologia, frutas e hortaliças, leites e derivados, carnes e derivados, gastronomia e serviços, análise sensorial e produção de mudas), cinco salas de aula, um espaço para Ensino a Distância, cantina, incubadora de empreendimentos, além de das demais dependências administrativas. Com isso, o Câmpus Urupema terá capacidade de receber 600 estudantes.
“É um momento de oportunidades, tanto para o Câmpus como para a comunidade. Com a ampliação, será possível expandir o número de cursos e vagas, além de qualificar nossos projetos de pesquisa e extensão por meio dos novos laboratórios, apresentando maior complexidade nos projetos realizados.”, diz o diretor-geral do Câmpus Urupema, Marcos Roberto Dobler Stroschein. Segundo Marcos, o câmpus planeja a criação de uma incubadora de idéias, que será um espaço de interação entre as empresas, associações e o IFSC na soluções de problemas existentes dentro das cadeias produtivas regionais.
Os benefícios da ampliação do Câmpus Urupema do IFSC não se restringem à educação. A intenção da instituição é atender à comunidade do município abrindo suas portas aos cidadãos e aproximando as pessoas do dia a dia do instituto. “Entre as opções, estão as áreas de convivência e o centro multiuso, que poderá ser utilizado para a realização de eventos na cidade”, reforça o diretor.
Cursos
O Câmpus iniciou suas atividades em 2011, com o curso Técnico em Fruticultura. Hoje, além desse, tem em sua oferta regular o curso Técnico em Agroindústria e o Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, único em Santa Catarina. Também oferta cursos de curta duração (FICs) nas áreas da Agronomia, Processamento de Alimentos, Informática, Cozinha, Gestão e Turismo. Para o próximo semestre serão mais de 300 vagas em cursos dessa modalidade no municípior de Urupema, São Joaquim e Rio Rufino. Também oferta sete cursos por meio do Pronatec em quatro municípios da região.
Em 2016, o Câmpus Urupema do IFSC passará a ofertar o curso Superior de Tecnologia em Alimentos e a pós-graduação em nível de especialização em Manejo de Pomares de Macieira e Pereira. Outra novidade será a oferta do curso Técnico em Fruticultura sob regime de Pedagogia de Alternância, método onde o aluno intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo. A medida, criada por camponeses franceses nos anos 1930, visa diminuir o tempo com deslocamento e reduzir a evasão escolar em áreas rurais.