Servidores compartilham experiências sobre programas e ações na área de línguas

26. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Nesta quarta-feira, cerca de 30 servidores do Instituto participaram do encontro Babel IFSC em que foram discutidos programas e ações relacionados à área de línguas. Durante todo o dia, professores e técnicos administrativos trocaram experiência e puderam conhecer melhor o que está sendo feito na instituição. O evento, realizado no auditório da Reitoria, foi transmitido pela IFSCTV.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, participou da abertura do evento e destacou o avanço da instituição na área. “Já nos enxergamos como uma instituição que tem um trabalho em línguas forte a ponto de sermos demandados por outras instituições”, destacou. A dirigente também ressaltou a preocupação em oportunizar o ensino de de mais idiomas. “Sempre associada a uma ação, temos o ensino da língua e o italiano e o alemão, por ecemplo, já estão na nossa lista”, informou.

A programação do encontro contou com o relato do professor Fernando Pacheco, do Câmpus Florianópolis, que participou do programa Professores para o Futuro e passou quatro meses na Finlândia (veja aqui matéria já feita sobre isso). Os professores Luana de Gusmão Silveira, do Câmpus Caçador, e Marcos de Oliveira Treptow, também compartilharem a experiência de ensino de Português para haitianos.

Além disso, os participantes conheceram melhor o programa e-Tec sem Fronteiras, Idioma sem Fronteiras e discutiram sobre os cursos preparatórios para testes de proficiência oferecidos pelo IFSC. O ensino de espanhol como língua adicional e de Libras também foram pontos apresentados por servidores.

De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Programas de Qualificação e Certificação em Línguas Estrangeiras do IFSC, Ana Lucia da Silveira Machado, a proposta do evento era para o IFSC conhecer o IFSC. “Temos muitos programas e ações em andamento e precisamos conhecer melhor o que cada um faz”, explica. Ana ficou surpresa com os relatos. “Nossos professores são muito criativos e a experiência de um câmpus pode ajudar o outro”, conta.

Durante o encontro, os servidores discutiram sobre o II Fórum de Ensino de Línguas do IFSC, que deve ser realizado no primeiro semestre do ano que vem. “Vamos propor que o evento passe a se chamar Fórum de línguas do IFSC: Ensino, pesquisa e extensão, afinal é uma questão que permeia todas as áreas”, ressalta Ana. A primeira edição do evento foi realizada no ano passado (veja aqui) e a intenção é que esse fórum ocorra a cada dois anos.

Um dos encaminhamentos do evento desta quarta será ampliar o curso preparatório para teste de proficiência que hoje é dado pelo Câmpus São José. “Professores de outros câmpus manifestaram interesse em se capacitar para ofertar o curso”, relatou Ana. Segundo a servidora, também serão ampliadas as vagas do Programa e-Tec sem Fronteiras e devem ser ofertados mais cursos de portugês para estrangeiros, considerando a grande quantidade de imigrantes que estão vindo para o estado.

O evento foi transmitido pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida nos links abaixo:

Programação Manhã

Programação Tarde

Tags: , , , , ,

Os comenários não estão permitidos.