Projetos da ação comunitária incentivam alunos de Enfermagem a trabalhar com pesquisa e extensão
8. julho 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Joinville, MatériasEducação alimentar, jogos para memória, dor crônica e autoestima de mulheres com câncer e de mulheres internadas em uma comunidade terapêutica foram os cinco temas abordados nos projetos de ação comunitária (PAC) apresentados pelos alunos concluintes do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville, nesta segunda-feira (6). A apresentação do PAC é requisito obrigatório para a conclusão do curso e tem como objetivo incentivar os futuros profissionais a trabalhar com pesquisa e extensão comunitária.
Os projetos, sempre orientados por professores do curso, visam à pesquisa e à intervenção em comunidades e instituições de saúde da região de Joinville. Os alunos elaboram o projeto desde o começo do curso e, no último semestre, finalizam o trabalho.
Para o diretor do câmpus, Maurício Taques, além de unir ensino, pesquisa e extensão, a proposta metodológica do PAC é um instrumento fundamental na construção do conhecimento e na formação de profissionais críticos e criativos.
Aperfeiçoamento
No hall de entrada do Auditório, uma mostra de banners resgatou a história dos projetos de ação comunitária apresentados pelo curso nos últimos quinze anos. Inserido nos programas de qualificação técnica profissional no ano 2000, o PAC representou um redimensionamento da educação na assistência de enfermagem, com a inclusão de alunos do curso técnico nos projetos de ação comunitária.
Conforme a professora Juraci Tischer (à direita), durante todos estes anos, o PAC foi sendo aperfeiçoado a partir de reavaliações constantes, sem perder o foco na comunidade e na inserção dos alunos na pesquisa, intervenção e aprendizado sobre os temas propostos. “O mais interessante é que cada projeto emerge de uma problemática identificada previamente”, explica.
ADULTO SAUDÁVEL: EDUCANDO DESDE A INFÂNCIA
Alunos: Helena L. Pereira, Jaqueline dos S. Barbosa e Matheus A. M. Nascimento
Prof. Orientador: Roni Regina Miquelluzzi
OFICINA DA MEMÓRIA
Alunos: Felipe Augusto Martins, Jane Sgrott, Odair Jose Souza e Sheila da Cunha Gastardi
Prof. Orientador: Josiane Steil
DROGADIÇÃO: A AUTOESTIMA EM MULHERES INTERNADAS EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DO NORDESTE DE SANTA CATARINA
Alunos: Gisele Sena Bezerra e Jackeline Machado de Mattos
Prof. Orientador: Juraci Maria Tischer
DOR CRÔNICA – FOLDER INFORMATIVO DE TRATAMENTO E CUIDADOS
Alunos: Bruna Karoline Damiani e Ivete da Silva
Prof. Orientador: Anna Genny Batalha Kipel
CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA AUTOESTIMA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
Alunos: Ana Claudia Alves de Albuquerque e Francielly Horst Pereira
Prof. Orientador: Cleia Bet Baumgarten