Inscrições abertas para o programa Mulheres Sim
15. julho 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Informes, MatériasO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com 370 vagas abertas para o programa Mulheres Sim, formado por quatro etapas: a oferta de um curso de qualificação, a realização de uma Feira de Economia Solidária, um ciclo de oficinas e o acompanhamento das egressas. As vagas são voltadas, prioritariamente, a mulheres sem escolaridade ou com ensino fundamental incompleto, em situação de vulnerabilidade social, maiores de 15 anos e moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano. Nesta edição, o programa está com vagas nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste e Tubarão.
Existem dois tipos de cursos neste ano: Educação e Gênero e/ou Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino, ambos com uma carga horária de 96h. Durante o curso, as alunas recebem um auxílio financeiro pelo Programa de Programa de atendimento ao estudante em vulnerabilidade social do IFSC(Paevs) no valor de R$100 mensais. O programa será realizado de agosto a dezembro.
O curso é gratuito e não há taxa de inscrição. A inscrição deve ser feita até 26 de julho. Para se inscrever, é preciso acessar a página do Departamento de Ingresso do IFSC. A seleção será por sorteio. Mais informações no edital DEING 17/2015. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br.
Confira abaixo os cursos e as vagas disponíveis por câmpus:
Câmpus Araranguá
Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino – 25 vagas
Câmpus Canoinhas
Educação e Gênero – 30 vagas
Câmpus Chapecó
Educação e Gênero – 25 vagas
Câmpus Criciúma
Educação e Gênero – 30 vagas
Câmpus Florianópolis
Educação e Gênero – 30 vagas
Câmpus Florianópolis Continente
Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino – 30 vagas
Câmpus Gaspar
Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino – 30 vagas
Câmpus Geraldo Werninghaus (em Jaraguá do Sul)
Educação e Gênero – 30 vagas
Câmpus Itajaí
Educação e Gênero – 30 vagas
Câmpus Joinville
Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino – 25 vagas
Câmpus Lages
Educação e Gênero – 25 vagas
Câmpus São Miguel do Oeste
Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino – 30 vagas
Câmpus Tubarão
Educação e Gênero – 30 vagas
Sobre o programa
O Mulheres Sim é um programa do IFSC que busca a inclusão social de mulheres em vulnerabilidade social, em grande parte sem escolaridade, além de dar alternativas para a geração de renda e possibilitar atividades de lazer, acesso a informações e direitos no combate à violência contra a mulher.
A assistente social responsável pelo programa, Ania Tamilis Silva, avalia que a experiênvia piloto do programa, realizada no ano passado, foi um sucesso. “Com relação ao número de vagas ofertadas e preenchidas durante todo o processo, podemos afirmar que tivemos sucesso, pois foram 346 inscrições para 240 vagas ofertadas em oito câmpus. Ao final, 172 mulheres concluíram o curso, alcançando um índice de permanência de 88,6%”, conta.
De acordo com Ania, a permanência das alunas está relacionada às diversas atividades que os câmpus desenvolveram com participação coletiva, oferecendo atividades e práticas pedagógicas que estavam relacionadas aos anseios das alunas e expectativas. Entre os resultados do programa, a assistente social do IFSC destaca o sentimento de pertencimento das alunas, a possibilidade de retorno ao espaço escolar após anos afastadas e a motivação para continuar estudando e se aperfeiçoando.
Clique aqui para saber mais informações do programa.