Visita ao Museu do Imigrante de Timbó
17. julho 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Gaspar, NotasNo dia 15 de julho, a equipe do Projeto Universal do Câmpus Gaspar, visitou o Museu do Imigrante em Timbó. O projeto é intitulado “Reconstrução do vestuário dos imigrantes na região da Grande Blumenau para o acervo do Museu do Imigrante em Timbó” e tem como objetivo reconstruir peças de roupas históricas para integrarem o acervo de indumentária do Museu do Imigrante em Timbó, correspondentes ao seu período e contexto de abrangência, entre 1850 e 1950, trazendo benefícios educacionais e contribuindo como fonte de pesquisa e para a divulgação da marca do IFSC na região.
Participaram da visita as professoras Káritha Bernardo de Macedo e Carolina Carioni, coordenadoras do projeto, acompanhadas das professoras colaboradoras Daniele Silveira e Chirstina Martinez e das bolsistas do projeto Júlia Êmili da Silva e Lídia Back Lourenço.
O Museu do Imigrante de Timbó é um lugar de preservação da história da imigração e tem o intuito de preservar, divulgar e manter viva a memória do povo timboense. O imóvel perteceu a Família Benz e encontra-se tombado pelo Patrimônio Público Municipal. O acervo do Museu compreende móveis que retratam a vida cotidiana dos primeiros imigrantes de Timbó, bem como pertences pessoais, utensílios de cozinha, indumentárias, entre outros elementos.