Discussão sobre ética e pesquisa marcou a primeira edição do Cine IFSC – Pipoca Educultural do Câmpus Xanxerê
4. agosto 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Campus Xanxerê, MatériasA primeira edição do projeto “Cine IFSC – Pipoca Educultural”, do Câmpus Xanxerê, foi realizada nesta segunda-feira, dia 3, no primeiro horário dos turnos vespertino e noturno. Participaram cerca de 150 servidores e alunos, dos cursos técnicos e Pronatec/Mulheres Mil. O filme exibido foi “Jogada de Gênio” (EUA, 2009, direção de Marc Abraham).
O filme é baseado na história real do professor e inventor norte-americano Robert Kearns, inventor do sistema de limpador de para-brisas intermitente, até hoje utilizado na indústria automobilística, porém foi enganado pela Ford, tendo seu invento copiado e roubado. Obcecado pelo desejo de justiça, Kearns percorre um longo caminho de lutas e sofrimento até conseguir chegar a um julgamento e ver a justiça acontecer. Após a exibição do filme, os alunos discutiram questões como a ética em diferentes situações da vida e, especialmente, na pesquisa científica.
Segundo a professora de língua portuguesa Eliane Juraski Camillo, responsável pelo projeto, “as discussões foram muito pertinentes e profícuas. Os alunos e também alguns docentes presentes destacaram questões como a ética, tanto em geral quanto na pesquisa, a persistência, a má fé das grandes corporações em questões análogas, a ideia de que o dinheiro pode resolver tudo, a importância do apoio da família”.
O projeto “Cine IFSC – Pipoca Educultural” prevê a exibição de filmes nacionais e estrangeiros mensalmente no auditório do câmpus, em sessões abertas a alunos e servidores. Posteriormente, haverá discussão sobre temas relacionados a cada obra. As sessões acontecerão no horário das aulas, em diferentes horários para que não coincida sempre com a mesma disciplina. A próxima sessão será em setembro.