Câmpus Criciúma promove Semana Tecnológica da Mecatrônica e etapa regional da Olimpíada de Robótica

6. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus São José, Eventos, Matérias

fotos_beatrice 068Até o próximo sábado (8), o Câmpus Criciúma irá promover oficinas e palestras sobre a área de mecatrônica. A proposta é reunir estudantes e profissionais da área para debater avanços tecnológicos e aplicações da mecatrônica no setor industrial. As atividades ocorrerão durante toda a semana no período da tarde e da noite e no sábado o evento termina com a etapa regional da Olimpíada de Robótica, que reunirá alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio de todo o estado. O evento é gratuito e é aberto ao público.

Na quinta-feira (6), às 14h haverá palestra “Domótica: residências inteligentes” com o professor do IFSC do câmpus Criciúma Adilson Jair Cardoso em que serão apresentados sistemas que permitem a automatização de aparelhos eletrônicos de uma residência. Haverá ainda palestra “Automação e controle: produtos e aplicações (SDS) às 16h e sobre eficiência energética às 19h.

fotos_beatrice 061Na quinta-feira a partir das 14h, haverá oficina de robótica em que os inscritos aprenderão a programar os kits de robôs da Lego e uma oficina sobre simulador de circuitos eletrônicos.

Na sexta-feira (7), haverá palestra “Controle de máquinas” com o professor Rogério Jacomini do Instituto Federal de São Paulo às 14h. Haverá ainda palestra sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica às 16h com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Anderson Perez e às 19h sobre “Smartgrid: o futuro da eletricidade”.

fotos_beatrice 064No sábado, a partir das 8h, 36 equipes de escolas do Ensino Fundamental e Médio de todo o estado participarão da etapa regional da Olimpíada de Robótica. Serão 11 equipes que concorrerão na categoria Ensino Fundamental e 25 que participarão da categoria Ensino Médio. Na competição, os estudantes terão que programar um robô para que ele percorra uma série de obstáculos de forma autônoma e ainda seja capaz de resgatar uma vítima, que nessa edição será representada por uma bola.

fotos_beatrice 071Nessa edição da Olimpíada, cinco equipes do câmpus Criciúma participarão da competição. Três delas usarão o kit de robô Lego e duas equipes usarão robôs próprios que foram projetados e impressos em uma impressora 3D. Haverá ainda equipes dos câmpus Araranguá, Gaspar, Florianópolis e São José do IFSC.

As equipes vencedoras irão representar o estado na etapa brasileira da Olimpíada de Robótica que será realizada de 27 de outubro a 1º de novembro em Uberlândia.

Tags: ,