Desfile traz o universo dos blogs de moda para o Câmpus Gaspar

10. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

FOTOS ALUNOSNo dia 31 de julho, os alunos do curso técnico em Modelagem do Vestuário do Câmpus Gaspar apresentaram o desfile Look do Dia, com peças de roupas inspiradas nos blogs que são referência no cenário da moda na atualidade. Os modelos foram desenvolvidos ao longo do semestre na unidade curricular de Projeto Integrador, onde foram aplicados os conteúdos das disciplinas de Modelagem Plana III, Modelagem Tridimensional e Técnicas de Montagem III. O projeto foi coordenado pelas professoras Carolina Carioni, Daiane Toledo e Elen Makara, com o auxílio dos demais professores do curso e das técnicas de Laboratório de Vestuário Adelisa Otto e Milene Machado.

LARISSAApós uma pesquisa por blogs de moda, foram escolhidas peças de vestuário com alto grau de dificuldade, para que os alunos se sentissem desafiados e trabalhassem todo o conteúdo aprendido durante os três semestres de curso. A partir desta etapa, os alunos fizeram a modelagem, a prototipagem e a confecção da peça final. As réplicas foram inspiradas nos looks dos blogs de moda, mas tiveram algumas releituras de acordo com as preferências de cada aluno, como a alteração de cores e tecidos. “Fomos acompanhados por grandes professoras e técnicas. O auge do curso é o Projeto Integrador, onde realizamos a apresentação do desfile de conclusão inspirado no universo dos blogs de moda. Durante o desenvolvimento das peças, surgiram algumas dificuldades simples com a montagem que foram pacientemente resolvidas com a ajuda de técnicas e professoras”, conta a aluna Juliane Ramos.

Além da produção dos trajes, os alunos organizaram toda a estrutura do desfile. Segundo a professora Káritha Macedo, a turma foi dividida em grupos que ficaram responsáveis por executar determinadas tarefas: equipe técnica (som e iluminação), equipe de comunicação (textos, convites e patrocínios), equipe de produção (cabelo e maquiagem) e a equipe do camarim. O camarim foi montado em uma sala de aula, onde as profissionais contratadas fizeram a maquiagem e o cabelo das modelos e das formandas. A diretora-geral em exercício Ana Paula Kuczmynda foi a mestre de cerimônias do evento.

11745326_703848929724836_4092377815232171378_nJuliana diz que está orgulhosa com a conclusão do trabalho e destaca a importância do curso para a sua formação. “Fazer o curso de Modelagem do Vestuário foi incrível, e também uma experiência desafiadora. Durante o curso apareceram muitos desafios e também dificuldades, onde muitos desistiram. O curso para mim foi um grande teste de capacidade, e para a minha grande surpresa descobri que quando a gente quer algo, somos capazes. É inexplicável a sensação de ver seu trabalho sendo apresentado para diversas pessoas, entre elas familiares, amigos, pessoas que te apoiaram. É uma mistura de orgulho, alegria e dever cumprido. O curso me proporcionou muito conhecimento, que será aplicado na minha vida profissional”, revela.

A banca de apresentação do Projeto Integrador ocorreu no dia 9 de julho. Segundo a professora Carolina Carioni, os alunos alcançaram o objetivo proposto através de peças muito bem executadas.
A edição do desfile do primeiro semestre de 2015 teve uma estrutura com capacidade para quase 200 convidados, entre eles familiares, professores, servidores, profissionais do mercado de moda da região, fotógrafos, patrocinadores e comunidade.