Curso do Câmpus Lages irá capacitar futuros diretores escolares

11. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

Inicia nesta terça-feira (11) o curso de qualificação profissional (FIC) em Gestão e Liderança em Instituições Públicas de ensino ofertado pelo Câmpus Lages do IFSC. Ele será ofertado para servidores das esferas municipal, estadual e federal em duas turmas, uma com aulas às terças e quintas-feiras, à noite, e outra aos sábados em período integral, totalizando 54h de capacitação.

O curso estava previsto para ofertar 80 vagas (40 em cada turma), mas devido à grande procura, principalmente por parte de professores, o número de vagas foi ampliado e cerca de 130 servidores irão realizar a qualificação. A intenção em realizar o curso surgiu de uma demanda da Secretaria Municipal de Educação de Lages. “O município exige ao servidor que queira se candidatar ao cargo de diretor escolar (escolas ou CEIMs) um curso na área da gestão de, no mínimo, 40 horas. Desta forma, os concluintes deste curso do IFSC estarão atendendo ao pré-requisito”, explica Marilza Gobetti, diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação. A demanda pela qualificação também foi verificada pela Secretaria de Estado da Educação, em consulta à Gered (Gerência Regional) de Lages.

Gerir x Lecionar

No curso, serão ministrados conteúdos de introdução à administração, gestão de pessoas, planejamento e uma visão sistêmica da gestão escolar, contextualizando-a para uma melhor compreensão de suas particularidades e formar de administração. “O foco do curso é dar uma ideia sobre a importância de conhecimentos de gestão para o ambiente escolar. É mostrar que as competências para ser um bom gestor são diferentes daquelas para ser um bom professor”, explica o professor Thiago Meneghel, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC Lages e um dos professores do curso.

Também, os alunos irão desenvolver um projeto de plano de gestão, para por em prática conhecimentos adquiridos. Além do professor Thiago Meneghel, lecionarão no curso os professores Alexandre Zammar e Joelma Kremer.

Tags: