Professores discutem ações para as áreas de artes, línguas e educação física
14. agosto 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasProfessores das áreas de artes, línguas e educação física que atuam no IFSC deram início nesta quinta-feira (13) à discussão de uma política de ensino específica para essas áreas. O encontro reuniu cerca de 30 docentes no auditório da Reitoria.
A proposta é trabalhar em três frentes: discutir as diretrizes curriculares para os cursos técnicos, colaborar para a curricularização dessas disciplinas em outros cursos (além dos técnicos integrados) e fomentar a participação da comunidade em ações que envolvam essas áreas – como cursos de idiomas, oficinas de artes e atividades de prática desportiva abertos à participação do público externo ao IFSC.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Ensino, Paulo Wollinger, a criação desse fórum vai proporcionar a discussão das áreas de artes, línguas e educação física como integrantes de uma formação generalista, que aborda, por exemplo, elementos visando a construção da cidadania e o aprimoramento humano. As propostas serão organizadas em um documento base que será analisado na próxima reunião do grupo.
Harmonização
Dentro do cronograma de trabalho do processo de Harmonização Curricular, professores de educação física deram início nesta terça-feira (11) à construção do mapa conceitual que vai sistematizar os conceitos e conteúdos a serem trabalhados nessa disciplina nos cursos do IFSC. De acordo com o professor do Câmpus Itajaí Paulo Henrique da Fonseca, a perspectiva é ampliar as abordagens da disciplina para além da prática desportiva, incluindo também questões relacionadas a saúde e consciência corporal. O trabalho está sendo elaborado a partir de outros dois mapas resultantes de discussões anteriores.
O cronograma da Harmonização Curricular está temporariamente suspenso em função da greve dos servidores do IFSC e será retomado após a normalização das atividades em todos os câmpus.