Alunas do Pronatec farão intercâmbio nacional

21. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Governo Federal, Matérias

alunas Pronatec em intercâmbioDuas alunas do curso técnico em Análises Químicas do Câmpus Canoinhas, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foram contempladas para um intercâmbio nacional por meio do Programa de Intercâmbio para Estudantes do IFSC (Propicie). Bruna Leticia Finta e Patrícia Sales Ribeiro, ambas de 18 anos, viajaram nesta quinta-feira (20) para Alegrete, no Rio Grande do Sul, cidade de um dos câmpus do Instituto Federal Farroupilha. As alunas irão participar do desenvolvimento de um projeto em Educação Ambiental na instituição gaúcha.

Elas começam as atividades na segunda-feira (24) e permanecem três meses sob a orientação da professora do IFFaroupilha Keylla Pedroso. No retorno ao Câmpus Canoinhas, a orientação volta a ser realizada pelo professor Marcelo Peres Padilha. As alunas vão participar de estudos em equipe multidisciplinar nas áreas de Química, Meio Ambiente e Saneamento, envolvendo práticas de Gestão Ambiental. Um dos objetivos do projeto é estimular e promover ações de sustentabilidade ambiental no câmpus.

alunas canoinhas em intercâmbioO Propicie é um programa instituído pelo IFSC em 2010 que já contemplou 70 alunos com bolsas de estudo para intercâmbio internacional de alunos de cursos de graduação, em países como Espanha, Portugal e Finlândia. O coordenador de Assuntos Internacionais do IFSC, Julio Cezar Bragaglia, explica que a partir da constatação de que era preciso ampliar as possibilidades de mobilidade estudantil e abranger alunos dos cursos técnicos de todas as regiões do estado, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider propôs o intercâmbio nacional entre Institutos Federais de todo o país. “Assim, alunos com bom desempenho escolar, mas sem nível de aprendizado de inglês suficiente para o intercâmbio internacional, também têm oportunidade de participar de projeto de pesquisa em outro instituto”, afirma o coordenador.

Entre os objetivos do programa, estão os de proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, e confrontar diretamente o aluno com os problemas de pesquisa, estimulando assim o pensamento científico e a criatividade. O Propicie destina uma bolsa de auxílio financeiro para permanência do aluno no local de intercâmbio.

Tags: ,