Conif incentiva o fortalecimento da educação profissional na fronteira

28. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

Encontro dos Institutos Federais na Fronteira, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), discute a realidade e os desafios da educação profissional em áreas fronteiriças. Embaixadores, representantes dos Ministérios da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Integração Nacional (MI), Polícia Federal (PF), reitores e assessores de Relações Internacionais da Rede Federal participaram do debate realizado no Instituto Federal de Brasília (IFB) nessa quarta e quinta-feira, 26 e 27 de agosto.

As áreas de fronteira compõem 27% do território brasileiro, alcançando 588 municípios e 11 unidades da federação. Nessas regiões, a Rede Federal possui 51 câmpus. “A presença da Rede Federal nessas áreas é estratégica para a internacionalização da educação e para a ampliação das relações do Brasil com outros países, a exemplo da integração com a América do Sul”, disse o presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, durante a abertura do evento. Ele destacou ainda que, com os debates, o Conif quer incentivar o desenvolvimento da cooperação internacional e a construção de agenda para o fortalecimento da educação profissional.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, as pautas internacionais têm o apoio do Ministério da Educação. “O MEC percebe o caráter estratégico dessas ações, especialmente as que envolvem a América Latina e a América do Sul”, afirmou.

Representantes dos institutos federais na fronteira apontaram as questões logísticas e de infraestrutura, a ausência de dados educacionais específicos e a organização do ensino como algumas das fragilidades enfrentadas. O intercâmbio cultural e o multilinguismo são tidos como importantes oportunidades.

O evento contou com representantes das Embaixadas da Argentina, Uruguai, Paraguai, França, Suriname e Peru. Também participou os institutos federais do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul-rio-grandense, Farroupilha e Brasília.

Como resultado do encontro foram criados grupos de trabalho (GT) para discutir estratégias de cooperação internacional com os países fronteiriços, que serão apresentadas no próximo evento, previsto para fevereiro de 2016.

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: