MEC assina acordos de cooperação com instituições de diversos países

28. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

O Ministério da Educação (MEC) assinou acordos de cooperação com instituições dos Estados Unidos, Finlândia, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Austrália. A ideia é promover capacitações no exterior abrangendo três dimensões: gestão escolar, relacionamento com o setor produtivo e educação profissional e tecnológica.

Segundo a técnica de Assuntos Educacionais Ana Lucia Machado, da Coordenadoria de Programas de Qualificação e Certificação em Línguas Estrangeiras do IFSC, os editais serão lançados a partir de setembro. “O programa Idiomas Sem Fronteiras irá gradualmente ampliar sua abrangência, que hoje compreende o Inglês e o Francês, para as seguintes línguas: Espanhol, Italiano, Alemão, Japonês, Mandarim e Português como Língua Estrangeira. As linhas de atuação para todas as línguas serão em testes de proficiência, cursos on-line, e cursos presenciais. Estas estratégias serão implantadas gradualmente para cada idioma”, explica.

Um dos acordos foi assinado entre Brasil e Alemanha na última quinta-feira (20) e contempla as áreas de educação, ciência, tecnologia, inovação e o fomento do alemão como língua estrangeira no Brasil. A cooperação foi tema de agenda que reuniu o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e o vice-ministro da Educação e Pesquisa alemão, Georg Schütte.

Sobre o ensino da língua alemã, o ministro da Educação assinalou que mais de 80 mil alunos brasileiros estudam alemão como língua estrangeira. “Entre os vários acordos, vamos apoiar o fomento ao ensino de alemão nas escolas brasileiras, oferecendo formação de professores”, disse.

Reunião Idiomas sem Fronteiras

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com a Secretaria de Educação Superior (Sesu), promoveu nessa terça-feira, 25/8, reunião dos coordenadores do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A mesa de abertura, que teve como painel temático as ações das instituições de educação profissional e tecnológica no Programa IsF, contou com a participação do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Belchior de Oliveira Rocha, além do secretário de Educação Profissional Tecnológico, Marcelo Feres, do secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias e do presidente do Condetuf, Antônio Cézar Callil.

Temas como o planejamento e a logística de aplicações dos Testes de Proficiência (TOEIC e TOEFL) e ações da Setec e da Sesu no Idiomas sem Fronteiras também guinaram as deliberações durante a reunião.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif e da Assessoria de Comunicação IFRN

Tags: