IFSC disponibiliza disco virtual para os servidores

1. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

A partir de agora, os servidores do IFSC contam com um serviço exclusivo de armazenamento de arquivos na nuvem. Os arquivos podem ser acessados a partir de qualquer computador ou dispositivos móveis. Além disso, a ferramenta permite a edição colaborativa de documentos.

O diretor da Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC), Emerson Ribeiro de Mello, explica que esse novo serviço vem para atender uma necessidade do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da instituição de 2014-2015. Além disso, existe um decreto presidencial nº8.135/2013 e um Portaria Interministerial MP/MC/MD nº 141/2014 que orientam que as comunicações de dados da Administração Pública Federal devem ser realizadas por redes de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação fornecidos por órgãos ou entidades da própria Administração Pública Federal. “Esse era um serviço que faltava para não dependermos mais de serviços de terceiros, o que representa mais segurança para nossos dados”, conta Emerson.

Tela do serviço.

Tela do serviço.

O Disco Virtual do IFSC faz uso do software livre chamado OwnCloud que está instalado no datacenter do IFSC na Reitoria. O serviço possui funcionalidades que se assemelham ao popular Dropbox, permitindo o compartilhamento de documentos com outros servidores e pessoas de fora do IFSC. Além disso, semelhante ao que é feito no Google Docs, por exemplo, é possível fazer a edição colaborativa de documentos – no formato ODT ou DOC – com até cinco pessoas ao mesmo tempo.

Os arquivos armazenados na nuvem podem ficar sincronizados com todos os seus dispositivos, computadores, telefones móveis ou tablets. Para isso é necessário instalar o aplicativo do ownCloud que está disponível para Windows, Linux, Mac OS X, Android e iOS.

Como acessar

Para acessar o serviço, basta entrar na página https://discovirtual.ifsc.edu.br e fornecer seu nome de usuário e senha da Intranet. Cada servidor tem direito a uma conta com 2 Gbytes de capacidade. Em caso de dúvidas sobre a utilização do serviço ou problemas no seu uso, encaminhe e-mail para suporte.ti@ifsc.edu.br.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.