“Passagem para a Índia” será exibido no Cinema, Chá & Cultura

1. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

imagem_filme_cafe_cultura“Passagem para a Índia” (David Lean, 1984) é o filme da próxima sessão do projeto “Cinema, Chá & Cultura”, nesta sexta-feira, dia 4, às 19h, na sala de cinema da Fundação Badesc, com entrada gratuita.

A mediação da conversa, após o filme, será com Viviane D’Ávila Heidenreich, docente e pesquisadora do IFSC e doutoranda na UFSC. Recém retornando da Inglaterra, onde desenvolveu parte de sua pesquisa, a professora tem interesse na área de Literaturas de Língua Inglesa e Estudos Culturais, especificamente ao conceito de competência comunicativa intercultural.

O filme “Passagem para a Índia”, dirigido por David Lean, foi baseado no livro homônimo de E. M. Forster. No final dos anos 20, Adela Quested, (Judy Davis) uma rica inglesa liberal, parte para a Índia, então sob domínio britânico, em companhia de sua futura sogra (Peggy Ascroft) para encontrar seu noivo. O clima, as diferenças culturais e religiosas, a postura colonialista adotada por Ronny e a atitude dos britânicos com o povo indiano chocam as duas. Interessadas em conhecer a “Verdadeira Índia”, ambas fazem amizade com o Dr. Aziz (Victor Banerjee), um gentil médico indiano. Durante uma excursão para conhecer as Cavernas de Marabar, algo estranho acontece que desencadeia eventos trágicos na vida das personagens. O filme é vencedor de dois Oscars, de melhor atriz coadjuvante e melhor trilha sonora.

Promovido pela Fundação Cultural Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, o Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes ligados à tradição anglófona, uma oportunidade de promover conversas sobre literatura, teatro e cinema. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. O projeto também conta com apoio do IFSC, por meio do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSC (Aproex).

Informações: Fundação BADESC, 3224 8846 / fundacaocultural@badesc.gov.br. Cultura Inglesa de Florianópolis, 3224 2696 / recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.