Servidoras do Câmpus Gaspar participam do 11º Colóquio de Moda

9. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

coloquio-moda2Entre os dias 2 e 5 de setembro, servidoras da área do Vestuário do Câmpus Gaspar participaram do 11º Colóquio de Moda, maior congresso científico de moda no Brasil. O evento é itinerante e este ano foi realizado em Curitiba. As professoras Carolina Carioni, Elen Makara, Daiane Toledo, Geannine Martins e Káritha Macedo, e a técnica de laboratório Milene Machado, apresentam artigos das pesquisas que desenvolvem. Os trabalham estavam inseridos nos eixos de pesquisa: processos produtivos; design; educação e ensino de moda: teoria e prática; e marketing (consumo, marca, negócios).

coloquio-modaEstiveram presentes no evento estilistas reconhecidos como Ronaldo Fraga, Fernanda Yamamoto e João Pimenta, apresentando seus trabalhos e processos criativos. Também foram realizadas palestras com pesquisadores internacionais, como Nanni Strada, designer italiana reconhecida no mundo do design pelas suas pesquisas sobre o traje geométrico; Christopher Breward, historiador e diretor do Edimburgo College of Arts e vice-diretor da área de Indústrias Criativas e Artes Cênicas da Universidade de Edimburgo; e Alison Gwilt, fashion designer, PhD pela Universidade RMIT, em Melbourne.

coloquio-moda4Um dos focos do Colóquio foi a busca por identidades culturais e regionais como um diferencial criativo. A valorização das especificidades locais, dos trabalhos manuais e artesanais brasileiros despontou entre as ações dos estilistas na busca pela inovação e por novos modos de produção mais sustentáveis. “O evento foi excelente e nos trouxe novas perspectivas em design, inovação e educação”, avalia a professora Káritha.

Todos os artigos apresentados estão publicados nos Anais do evento.

Tags: