Rede Federal e Finlândia estreitam relações

22. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

Conhecer o sistema educacional finlandês, observar a relação das universidades com as empresas, prospectar parcerias e discutir os primeiros resultados do programa Professores para o Futuro são alguns dos objetivos da delegação brasileira que cumprirá agenda na Finlândia ao longo desta semana, de 21 a 25 de setembro. A missão técnica foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A delegação é composta de reitores, assessores de Relações Internacionais das instituições da Rede Federal e representantes do Ministério da Educação (MEC), que visitarão universidades e empresas na capital finlandesa, Helsinque, e nas cidades de Hamelina, Tampere e Turku. A programação inclui debates, apresentação do sistema educacional brasileiro e participação em seminários.

Para a realização da missão, o Conif conta com o apoio do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).

Sobre o Professores para o Futuro

Em 2014 e 2015, 62 docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica selecionados nas duas primeiras etapas do programa Professores para o Futuro realizaram intercâmbio de capacitação na Finlândia, sendo três do IFSC: Fernando Pacheco, do câmpus Florianópolis; Suzy Pascoali, do Câmpus Araranguá; e Joelma Kremer, do Câmpus Lages. Após esta primeira etapa de intercâmbio, os finlandeses criaram um modelo novo de capacitação, pensado a partir das características do grupo brasileiro. O edital para a próxima edição do programa será publicado em fevereiro e irá selecionar vinte professores. Um dos requisitos para se candidatar será o TOEFL. Nos próximos meses, novos editais de capacitação internacional serão lançados.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: , ,