IFSC apresenta Certific, Proeja Cips em evento nacional
6. outubro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasAs coordenadoras do Certific e do Proeja no IFSC, Claudia Hickenbick e Elenita de Lima Ramos, participaram do Seminário Nacional sobre Política Brasileira de Educação ao Longo da Vida, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) em setembro, na Bahia. Elas apresentaram o projeto educativo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Pró-reitoria de Ensino, implementado pela Comissão Permanente de Integração dos Programas Sociais (Cips), tendo como foco o reconhecimento de saberes profissionais, o Certific, que no IFSC é concebido e articulado a outras ofertas, como o Proeja.
Na concepção da Comissão, a EJA compreende toda a oferta para o público Proeja, Certific, Mulheres Mil, Mulheres Sim, e egressos do Pronatec. A identidade do público atendido por estes programas foi um dos motivos da criação da Cips, assim como a dificuldade de se ofertar 10% das vagas de ingresso ao Proeja. “Nossa intenção é atingir essa meta, já que para além de uma obrigatoriedade legal temos uma demanda social de 81 milhões de pessoas no Brasil que não possuem Educação Básica e precisam ser atendidas. Chegar a esse percentual representará um importante avanço em direção a meta 10 do Plano Nacional de Educação o (PNE), que prevê que 25% de toda a oferta de EJA seja integrada à Educação Profissional”, afirmam Claudia Hickenbick e Elenita E. de Lima Ramos.
O IFSC participou do seminário a convite da Secadi/MEC, organizadora do evento. Conforme a Secretaria, a adoção da Educação ao Longo da Vida (ELV) como base norteadora de políticas educacionais sistêmicas requer uma articulação efetiva capaz de estabelecer a sinergia entre a educação formal, não formal e informal, reconhecendo e interagindo as aprendizagens realizadas pelas pessoas ao longo da vida. Entretanto, as coordenadoras ponderam que, para além da ideia da Educação ao Longo da Vida, o trabalho que está sendo desenvolvido pela Cips vem dialogando com os princípios da Educação Popular, como uma concepção geral de educação.


Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Página no Facebook
Canal no Youtube
Página no Linked-In