Câmpus Xanxerê recebe comunidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

9. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

SNCT7Congregar ensino, pesquisa e extensão e divulgar a instituição para a comunidade externa foram os objetivos das atividades da 5ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre 6 e 8 de outubro no Câmpus Xanxerê.

SNCT8Nos turnos da manhã e da tarde, passaram pelo câmpus mais de 500 alunos do nono ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais. Além de conhecer as instalações da instituição, esses estudantes participaram das oficinas que foram ministradas: adulteração de leite; refratômetro; placas fungos, microscópio, titulação, reações químicas; usando o CNC; desmistificando a automação pneumática; projeto de componente mecânico em CAD 3D; automação com linguagem C; veículo construído com lixo eletrônico.

SNCT5No período noturno, alunos, servidores e comunidade participaram de várias palestras relacionadas aos eixos tecnológicos trabalhados no câmpus: “Luz, ciência e vida”, com a professora do câmpus Eliane Juraski Camillo; “Fluido de corte sem a presença de óleo”, com Adriano Parize, da Bondman Química; “Desenvolvimento de produtos funcionais e para alérgicos”, com a nutricionista Karina Nunes de Sima; “Boas práticas no consumo de ar comprimido e redução de consumo de energia elétrica”, com Ricardo Ribeiro da Silva, da SMC Pneumáticos do Brasil; oficina de elaboração de tortas; “Assim é que se fala: como falar em público”, com a professora do câmpus Eliane Juraski Camillo; “Processos MIG/MAG – variáveis e tipos de transferências metálicas do arame de solda”, com Marcus Vinícius Rodrigues, da Balmer; “Aplicação e manutenção de rolamentos industriais”, com Mário Santini Júnior, da Romaço Rolamentos; “Biofilmes de patógenos na indústria de alimentos”, com Géssica Costa.

A SNCT 2015 é um evento nacional e envolverá em todo o país a realização de mais de 11 mil atividades em 430 cidades e 1.689 instituições. Este ano o tema trabalhado é “Luz, Ciência e Vida”, em referência ao Ano Internacional da Luz, proclamado pela Unesco. Realizada desde 2004, a SNCT tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos de divulgação científica em todo o país.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.