Exibição de filme e debate abordam Guerra do Contestado em evento no Câmpus Canoinhas

20. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

terra caboclaCom o objetivo de ampliar a discussão sobre a Guerra do Contestado, o Câmpus Canoinhas, em parceria com o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC), promove na próxima sexta-feira (23), às 19h, o evento Terra Cabocla: debate sobre a Guerra do Contestado, no Auditório do Câmpus do IFSC.

O evento terá duas partes e começará com a exibição do documentário Terra Cabocla, que mostra a resistência da cultura cabocla cem anos após a Guerra do Contestado. Dirigido por Marcia Paraiso e Ralf Tambke, que também assinam o roteiro e fotografia do filme que tem 82 minutos de duração, “Terra Cabocla” percorreu toda a região do Planalto Catarinense durante sua filmagem.

Na sequência, haverá debate com os pesquisadores Fernando Tokarski e professora Soeli Regina Lima, mediado pelo professor Alexandre Assis Tomporoski, do programa de Mestrado da UnC. O evento é indicado a todas as pessoas interessadas em entender a Guerra do Contestado, além dos dois parágrafos geralmente destinados ao assunto nos livros didáticos.

Sinopse do filme

Passados cem anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense – a Guerra do Contestado – a beleza, a intensidade e a fé que se traduz na força de resistência cultural do povo Caboclo, o representante original da população de Santa Catarina. Uma história real que não vai além dos dois parágrafos nos livros didáticos e que continua e permanece silenciada passado um século de genocídio.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.