Ingresso 2016.1: IFSC oferta 25 novos cursos

20. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Criciúma, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina vai ofertar 25 novos cursos a partir do primeiro semestre de 2016: são 14 novos cursos técnicos e 11 superiores. As vagas estão em Caçador, Canoinhas, Criciúma, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

Entre os novos cursos superiores há cinco ofertas de bacharelados em engenharia: de Produção (Câmpus Caçador), Elétrica (câmpus Geraldo Werninghaus e Joinville) e Mecânica (câmpus Lages e Xanxerê). No Câmpus São Miguel do Oeste será ofertado o curso de bacharelado em Agronomia. Um novo curso de licenciatura em Química será ofertado no Câmpus Criciúma. Haverá também quatro novos cursos superiores de tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistema (Canoinhas), Design de Moda (Gaspar), Processos Gerenciais (Gaspar) e Alimentos (Urupema).

Dos cinco novos cursos técnicos concomitantes – nos quais o aluno cursa o ensino médio em outra escola e recebe a formação técnica no IFSC -, três serão ofertados no modelo de Projeto Pedagógico Unificado. Os novos cursos técnicos concomitantes são os de Manutenção e Suporte em Informática (Canoinhas), Edificações (Criciúma), Controle Ambiental (Garopaba), Administração (Garopaba) e Recursos Pesqueiros (Itajaí).

Já os cursos técnicos integrados com primeira oferta em 2016.1 são os de Administração (Caçador), Informática (Caçador), Alimentos (Canoinhas), Edificações (Canoinhas), Química (Criciúma), Agropecuária (São Miguel do Oeste), Alimentos (Xanxerê) e Informática (Xanxerê). Os cursos técnicos integrados são aqueles em que o aluno faz o ensino médio e o técnico no IFSC. Há ainda um novo curso Proeja Técnico em Vestuário – nessa forma de oferta, o aluno deve ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo, cursando o ensino médio Proeja e o ensino técnico de forma integrada.

Ingresso 2016.1

As inscrições para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação para início no primeiro semestre de 2016 estão abertas até o dia 9 de novembro. Também há vagas para para cursos voltados a educação de jovens e adultos, que recebem inscrições até 18 de novembro. Ao todo, estão sendo ofertadas 4.717 vagas em 19 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. Todos os cursos são gratuitos.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda podem solicitar o não pagamento da taxa de inscrição até o dia 27 de outubro.

As inscrições devem ser feitas no Portal do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à internet. Para ver a lista completa dos cursos disponíveis em cada câmpus, clique aqui.

Tags: