IFSC realiza troca de experiência sobre memória, documentação e cultura com a Unesc

21. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias, Reitoria

visita_unesc_1Um grupo de três servidores e uma aluna do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou no dia 16 de outubro uma visita ao grupo de estudos História da Educação (Grupeheme) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. Participaram da visita os servidores Mariângela Ávila e Jeferson Vieira, do Grupo de Trabalho História e Memória do Câmpus São José, a estudante de Engenharia de Telecomunicações Joseane Bortoli, também integrante do GT, e a servidora da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) Sandra Lopes Guimarães, do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC.

O objetivo do encontro foi conhecer a experiência da implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (Cemessc), que realiza importante trabalho de salvaguarda de documentos escolares de diversas escolas públicas daquela região.

visita_unesc_2Foi realizada uma visita ao Centro de Memória e Documentação (Cedoc) da Unesc, ao centro de documentação e pesquisa, ao laboratório de conservação e restauração e à sala do Grupeheme. Foi possível realizar importantes trocas de conhecimento acerca da seleção de documentos, organização, restauro, arquivamento e disponibilização de material digital. Ainda realizou-se conversa sobre os caminhos das pesquisas em História da Educação em Santa Catarina e ao uso das fontes documentais, além da importância de salvaguardar o patrimônio escolar.

Instituído pela Portaria 678/2013, o Centro de Memória, Documentação e Cultura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tem a função de organizar a grande massa de documentos que registram o dia a dia da instituição, sistematizar e preservar fontes documentais e oferecer à comunidade interna e externa um espaço de socialização do patrimônio material e imaterial do IFSC.

Tags: