Câmpus promovem atividades na SNCT
23. outubro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Garopaba, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Lages, Câmpus São Carlos, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, MatériasNesta semana, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação promove a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que busca aproximar a ciência e a tecnologia da população. Diversos câmpus do IFSC promoveram atividades para marcar o período. O tema deste ano é Luz, Ciência e Vida e tem como base a decisão da Organização das Nações Unidas de proclamar 2015 o Ano Internacional da Luz.
O Câmpus Garopaba aproveitou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para convidar a comunidade para conhecer a sua sede definitiva. Na abertura, realizada no dia 19, foi feita uma Roda de Conversa sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Sustentabilidade com a participação dos professores João Henrique Quoos, Sabrina Moro Villela Pacheco, Julio César e Ícaro Coriolano que bateram um papo com a empreendedora social Daniela Reis.
Já nos dias 20 e 21, estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da região conheceram a infraestrutura do câmpus em uma visita guiada organizada em seis estações com atividades desenvolvidas na instituição. Os servidores e terceirizados do câmpus também participaram na tarde do dia 20 do evento Portas Abertas.
O Câmpus Urupema também abriu as portas para a comunidade externa de 20 a 23 de outubro. Nesses dias, o câmpus apresentou projetos desenvolvidos na instituição, promoveu palestras em diversas áreas e trouxe os alunos da rede municipal e estadual de ensino para participar de atividades educativas e culturais.
Durante os quatro dias de SNCT, o câmpus ainda promoveu uma exposição fotográfica como parte do projeto de extensão “Fotografia do Cotidiano e paisagem de Urupema”. Uma das atividades que mais atraiu o público foi um quiz preparatório para os alunos do ensino médio de Urupema que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Câmpus Itajaí também abriu o câmpus para visitação e promoveu palestras e apresentações de protótipos e estudos para a comunidade durante toda semana. Já o Câmpus Jaraguá do Sul realizou atividades de 20 a 22 de outubro, com atividades diversas: oficinas, comunicações orais, palestras e rodas de conversa. Destacou-se, no evento, a palestra de abertura com o professor Pedro Demo, realizada na Sociedade Cultural Artística de Jaraguá do Sul (Scar) na terça-feira (20), com a presença de aproximadamente 900 pessoas entre professores, técnicos administrativos, gestores e personalidades políticas da cidade.
As demais atividades da programação da SNCT em Jaraguá do Sul contaram com a participação dos professores da Licenciatura em Física do Câmpus e as oficinas foram oferecidas por servidores e alunos com temáticas diversas. Nos intervalos das atividades, pelo segundo ano consecutivo, foi realizada a “Feira de Trocas”, evento coordenado pela professora Kênia Gaedtke e pelos alunos da Licenciatura e do Integrado, em que as pessoas traziam objetos que ainda estavam em bom estado a fim de trocá-lo por outros. A exposição ocorreu no hall da cantina e visou à reflexão acerca do caráter consumista da contemporaneidade e da necessidade de uma economia mais solidária.
Atividades antecipadas
Alguns câmpus anteciparam as atividades alusivas à SNCT. Foi o caso do Câmpus Lages que apresentou seus projetos de pesquisa e extensão para a comunidade nos dias 14 e 15 de outubro. A abertura do evento contou com uma apresentação musical da Orquestra de Violões do câmpus. Na palestra de abertura, o professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Casemiro José Mota, falou sobre os “Desafio dos Institutos Federais”.
No segundo dia do evento, foram apresentados os projetos de pesquisa e extensão e os didático-pedagógicos realizados no câmpus. Paralelamente às atividades da SNCT, a turma do curso Educação e Gênero – Mulheres Sim realizou uma exposição e venda dos produtos confeccionados nas aulas.
No Câmpus Xanxerê, as atividades também foram antecipadas. Durante o período de 6 a 8 de outubro, mais de 500 alunos do nono ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais da região conheceram as instalações da instituição e participaram de várias oficinas.
O Câmpus São Carlos também sua SNCT em setembro e organizou uma série de eventos e atividades vinculados ao período. Entre eles, a Mostra Energia que Move o Mundo, em parceria com o SESC – Chapecó, em que cerca de 800 alunas das escolas da região puderam conhecer equipamentos e maquetes interativas. Também foi feito o 1º Ciclo de Palestras Técnica e, na semana passadam foi realizada a I Gincana de Integração do IFSC São Carlos.
O objetivo da gincana foi promover a integração da comunidade a partir de ações culturais, esportivas e de lazer. As equipes foram compostas por alunos regularmente matriculados nos cursos do câmpus e servidores. Foram desenvolvidas atividades educativas, que estimularam a pesquisa, além de ampliarem o repertório cultural e de lazer da comunidade.