Palestra sobre nutrição e saúde encerra Outubro Rosa no Câmpus São José

29. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

palestra_outubro_rosa_sjAs relações entre boa alimentação, atividade física e saúde foram o eixo da palestra apresentada nesta quarta-feira (28) pelo médico nutrólogo Alessandre Tramontin, do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) a estudantes e servidores do Câmpus São José. A atividade fez parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, mês em que são estimuladas reflexões sobre a prevenção ao câncer de mama e outros tipos de câncer.

De acordo com o especialista, em nome da boa saúde deve-se priorizar a ingestão de alimentos ricos em ômega 3, porções variadas de frutas e verduras (ao menos cinco por dia), alimentos integrais (ricos em fibras) e produtos sem gordura trans. A boa alimentação deve estar aliada à prática regular de atividades físicas. Segundo Tramontin, as pessoas com maior expectativa de vida são as que têm índice de massa corporal (IMC, cálculo feito a partir da relação peso corporal x altura) entre 21 e 24. “É importante ressaltar que o IMC baixo também não é saudável, pois a pessoa com esse quadro tem baixa reserva de músculos e gordura”, alertou.

Entre os benefícios da atividade física regular estão o controle da pressão arterial, a diminuição do risco de doenças do coração e de câncer – isso, em indivíduos que não fumem, enfatizou o Tramontin.

No que diz respeito ao câncer de mama, o nutrólogo enfatizou que cigarro, açúcar, consumo excessivo de álcool e de gordura animal são fatores que podem favorecer a incidência da doença. Além disso, pesquisas recentes demonstram que o contato de alimentos prontos com recipientes plásticos que contém a substância bisfenol A também é um fator de risco. “É importante que vocês conheçam essas informações e as repassem para seus familiares”, disse o médico à plateia formada majoritariamente por estudantes do curso técnico em Telecomunicações.

As atividades do Outubro Rosa no Câmpus São José envolveram também palestra sobre prevenção ao câncer de mama e útero com voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizada no dia 20 de outubro, apresentação musical e sessão de grafite no hall de entrada.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.