Realizada solenidade de abertura do curso de especialização em parceria com a PRF

29. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

SONY DSC

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (29), a solenidade de abertura do curso de especialização em Perícia de Acidentes de Trânsito, uma parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A solenidade foi realizada no auditório da Reitoria, em Florianópolis, e teve transmissão ao vivo pelo canal da IFSCTV no YouTube.

Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira; o diretor de Ensino do IFSC, Paulo Wollinger; o chefe de gabinete da direção-geral da PRF, Adriano Marcos Furtado; a coordenadora de Ensino da PRF, Miriane Menegaz; e o Superintendente da PRF em Santa Catarina, Jean Coelho.

SONY DSC

O pró-reitor deu as boas-vindas aos alunos e professores do curso e falou sobre a importância desse projeto, iniciado ainda em 2014. “Nos sentimos orgulhosos dessa parceria. Santa Catarina tenho muitas e boas universidades e nós fomos escolhidos para sermos o parceiro desse projeto”, disse. Além disso, Golberi também agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos na construção do curso.

SONY DSC

A coordenadora de Ensino da PRF comemorou o início do curso, que será a primeira pós-graduação ofertada pela PRF. “Esse curso é totalmente voltado para a nossa essência, para a nossa atividade fim. O aprimoramento dos policiais impactará diretamente na qualidade dos boletins de registro de ocorrência e na elucidação das causas dos acidentes. Mais do que isso, o curso ajudará a orientar as ações preventivas para evitar a ocorrência de acidentes de trânsito. A primeira turma deste curso é o primeiro passo de uma grande caminhada que terá como principal beneficiada a sociedade brasileira”, disse Miriane.

SONY DSC

O chefe de gabinete da direção-geral da PRF, representando a diretora-geral Maria Alice Nascimento Souza, falou um pouco sobre a atuação da PRF, presente em mais de 3 mil cidades brasileiras. “A gestão da PRF tem desenvolvido ações em duas frentes de trabalho: o enfrentamento à criminalidade e a segurança viária. Temos o desafio de diminuir o número de mortes no trânsito, e temos feito isso. Nos últimos quatro anos, o número de mortes vem caindo”, contou Adriano, que também ressaltou que a qualidade do serviço começa com a qualificação dos servidores. “Ao final do curso, os alunos estarão capacitados para exercer um trabalho de excelência, entregando um serviço de ótima qualidade para a sociedade”, completou.

SONY DSC

Já o diretor de Ensino do IFSC ressaltou que a proposta da especialização é ir além da capacitação dos servidores da PRF. “A ideia é criar uma área de pesquisa sobre o assunto e produzir conhecimento sobre o trânsito brasileiro. Além de capacitar para a execução da perícia e produção do laudo, queremos também despertar os alunos para a geração de conhecimento na área”, disse Wollinger.

Sobre o curso

O curso de especialização em Perícia de Acidentes de Trânsito será ofertado exclusivamente para policiais rodoviários federais. Ao final do curso, os alunos estarão aptos a elaborar laudos periciais de acidentes de trânsito, inclusive determinando as causas do acidente. A especialização terá um total de 468 horas, divididas em atividades a distância, atividades práticas presenciais e trabalho de conclusão de curso. Nesta primeira turma,180 policiais serão capacitados. As aulas iniciam no dia 4 de novembro.


Assista à gravação da solenidade feita pela IFSCTV


Assista à reportagem do programa Repórter IFSC sobre o curso

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.