Alunos de Joinville e Criciúma participam de eventos nacionais de robótica

6. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Joinville, Matérias

Alunos dos câmpus Joinville e Criciúma do IFSC participaram dos eventos científicos e de divulgação da robótica realizados de 28 de outubro a 1º de novembro em Uberlândia, Minas Gerais. Nesse período, foram realizados, simultaneamente, a Latin American Robotics Competition (LARC) / Competição Brasileira de Robótica (CBR), o Latin American Robotics Symposium (LARS) / Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), e a Mostra Nacional de Robótica e Workshop de Robótica Educacional (WRE).

Competição Latino-americana de Robótica
materia_robotica_criciumaOs alunos de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma Fernanda Freitas, Victor Rosa, Carlos de Souza e Luiz de Almeida conquistaram a quinta colocação na Competição Latino-americana de Robótica (LARC). Eles disputaram com outras 19 equipes formadas por estudantes das engenharias de Mecatrônica e de Mecânica do Brasil e da América Latina que competiram na modalidade Standard Educacional Kit (SEK). “As equipes que participaram da competição ficaram bastante surpresas com a nossa colocação. É a primeira vez que participamos da competição e ainda estamos no começo da faculdade de engenharia, mesmo assim ficamos à frente de universidades renomadas como o ITA e a USP”, comenta Luiz de Almeida.

Na competição, os alunos tinham como desafio montar um robô com o kit educacional da Lego e programá-lo para fazer o maior resgate de vítimas, que eram representadas por bonecos, em um tempo máximo de 10 minutos. “Em uma das batalhas, nós alcançamos 140 pontos com o resgate de oito vítimas. Uma pontuação muito boa, levando em consideração que a equipe vencedora da competição fez na batalha final cerca de 85 pontos.”

materia_robotica_criciuma2A equipe Ultronics estava se preparando para a competição desde fevereiro quando iniciou-se no Câmpus Criciúma um trabalho de treinamento dos alunos para as competições de robô, a partir da Chamada Pública CNPq/Setec nº17/2014. Foram formadas quatro equipes, sendo que, a partir de uma seletiva interna, a Ultronics foi a escolhida para representar o Câmpus Criciúma. “A ótima colocação é resultado do empenho dos alunos e dos professores. Quando chegamos em Uberlândia, tivemos que montar e desmontar o robô antes da competição. Para testá-lo, criamos até pistas no quarto do hotel”, comenta o professor Guilherme Schmidt e um dos treinadores da equipe.

Além de participar da próxima competição latino-americana que será realizada em 2016 em Recife, os alunos de Engenharia Mecatrônica estão se preparando para mais desafios. “Nós estamos nos programando para participar do IEEE Open em que os alunos terão que projetar o próprio robô, queremos ter também equipes disputando a luta e o sumô de robôs. Essas competições são muito importantes porque exigem do futuro engenheiro que ele aprenda a trabalhar em equipe e a resolver problemas em um determinado tempo. Nesses eventos, eles ampliam também a rede de relacionamentos e isso é fundamental para inseri-los no mundo do trabalho ”, explica o professor Adilson Jair Cardoso, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma e um dos treinadores da equipe Ultronics.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Os alunos Maxsuel Teixeira e Gustavo Niero, do curso técnico integrado em Mecatrônica, de Criciúma, também estiveram em Uberlândia para participarem da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Eles ficaram em 18º lugar entre as 40 equipes participantes. “O robô teve dificuldades em identificar a linha da pista que era cinza e não prateada como imaginávamos. De qualquer forma, já estamos nos preparando para a competiação do ano que vem”, explica o professor Vilmar Carlos, coordenador do cursos técnico em Mecatrônica e treinador da equipe.

Aluno de Joinville participa de Minicurso

materia_robotica_joinvilleO excelente desempenho na prova teórica na Olimpíada Brasileira de Robótica 2015 (OBR) garantiu ao aluno Nathan Damann, do 4º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville, a participação no Minicurso de Robótica, realizado de 29 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia – MG. Nathan foi selecionado para representar Santa Catarina no curso, junto com outros 26 alunos do ensino médio e técnico dos demais estados brasileiros.
O estudante voltou de Minas Gerais mais velho (ele completou 17 anos no dia 2), mais independente e mais entusiasmado com o universo da robótica. “Foi uma experiência maravilhosa. Criei novos amigos, conheci diferentes formas de cultura e voltei mais confiante de que, com estudo e esforço, posso ter sucesso na área da engenharia”, comentou o aluno, que está inclinado a cursar Engenharia Mecatrônica.
materia_robotica_joinville3Durante o minicurso, os estudantes, que participaram da prova teórica da OBR, foram introduzidos ao mundo da robótica móvel inteligente. “Aprendemos sobre robôs, estruturas e programação usando kits de robótica para Arduíno”, explicou o aluno. Os trabalhos foram realizados em duplas, que, como desafio final, tiveram que programar um robô que seguisse linhas pretas em uma arena branca.
Além de participar do curso, Nathan acompanhou outras atividades da semana. Interessado em dar continuidade ao aprendizado, Nathan planeja criar um grupo de estudos com demais alunos do curso integrado para participar da modalidade prática da OBR. Enquanto isso, ele aguarda ansioso o resultado da OBR, que ainda não divulgou os medalhistas deste ano. No ano passado, Nathan conquistou a medalha de bronze estadual.

Tags: ,